Polícia

“Existem versões contraditórias sobre os fatos”, diz delegada sobre caso de homem morto após tentar atacar policial

Na manhã desta quinta-feira, 30, a delegada de Polícia, Graciela Foresti Chagas, trouxe informações detalhadas sobre três casos sob investigação na região Centro-Serra, durante sua participação no Programa Giro Regional da Rádio Gazeta FM 98,1, de Sobradinho. Os casos abrangem um homicídio em Lagoão, um homicídio duplamente qualificado em Segredo e um atropelamento fatal em Ibarama.

Caso em Lagoão

Na noite de domingo, 19 de novembro, um homem foi morto por disparos de arma de fogo, após investir com uma faca contra um policial militar na localidade de Coxilha Alegre, no interior de Lagoão. Os disparos atingiram a região do abdômen do homem, que morreu no local. Ele foi identificado como Roque Elemar Correa, de 56 anos. Essas são informações preliminares. As investigações estão em andamento.

“A Polícia Civil iniciou imediatamente as diligências na noite do fato. Também foi acionado o Instituto Geral de Perícia, que fez o levantamento do fato. Já foram ouvidas preliminarmente algumas testemunhas. Existem versões contraditórias com relação ao que teria acontecido lá no momento dos fatos. A família constituiu um advogado para acompanhar as investigações e o andamento do procedimento, então nós estamos aguardando o retorno da necropsia para avaliar também a análise técnica do corpo da vítima e estamos fazendo todos os procedimentos padrões”, disse a delegada.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Dois vão a júri por duplo homicídio no Viver Bem

“Houve uma narrativa acerca de algumas questões envolvendo o casal dentro do Conselho Tutelar. Eles tinham uma criança pequena. Parece que não teria sido a primeira abordagem do Conselho Tutelar. Os conselheiros na verdade foram quem solicitaram apoio da Brigada Militar para ir até a residência, verificar uma informação que eles tinham recebido por telefone, que era anônima, então para não ir até o local, pois era praticamente noite, e para não irem até lá sozinhos, por isso eles pediram apoio da Brigada Militar, para ser verificado se realmente procedia a informação de que o casal estaria discutindo, que na casa teria uma criança, então tudo isso também está sendo avaliado dentro desse contexto”, detalhou.

Quanto à arma do policial, a delegada disse que a Brigada Militar terá que encaminhar o item para o Instituto Geral de Perícias (IGP), para ser realizada a análise pericial. “O meu objetivo é aguardar. Quando a arma chegar no IGP nós iremos enviar os quesitos que entendemos ser necessários, pois não vai ser possível ocultar a arma, ela vai ter que passar pela perícia. É importante que se diga que o comprometimento da Polícia Civil é sobre os esclarecimentos dos fatos, da verdade técnica e ao final da investigação o objetivo é o que de fato aconteceu e o enquadramento legal disso”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Preso terceiro suspeito de duplo homicídio em Santa Cruz

Sobre o caso, a delegada finalizou dizendo que o policial militar ainda não foi intimado para prestar depoimento na Delegacia de Polícia e aguarda as perícias técnicas para dar seguimento nas oitivas.

Homicídio duplamente qualificado em Segredo

Um homem de 48 anos foi morto a tiros na tarde da quinta-feira, 23 de novembro, no município de Segredo. A vítima, identificada como Claudiomiro de Lima Costa, de 48 anos, estaria trabalhando na construção de um muro na Rua Ernesto Marion, no Centro, quando foi atingido por quatro disparos de arma de fogo. O autor tem 66 anos e é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Segredo. Ele foi localizado dentro de um galinheiro em uma propriedade de um familiar, localizada na localidade de Pedra Lisa, no interior do município.

Publicidade

LEIA MAIS: Homem é morto a tiros enquanto trabalhava na construção de um muro no município de Segredo

“Na semana anterior do crime foram registradas várias ocorrências envolvendo as duas partes, que houve um negócio entre eles, que o autor dos disparos vendeu uma parte do terreno dele para essa vítima, depois dessa venda começaram haver desavenças entre as partes envolvidas, questionamentos com relação a divisa do terreno. Isso já havia sido objeto de ação cível. A vítima teria obtido o direito judicial de construir um muro na divisa e estava construindo esse muro. Em razão da construção desse muro naquela semana, o autor dos disparos já tinha entrado na delegacia várias vezes para fazer o registro da ocorrência entre as partes”, falou a delegada.

“No dia do fato houve então os disparos. O autor teria empreendido fuga e a Brigada Militar recebeu uma informação de onde ele estaria escondido no interior de Segredo. Os policiais militares conseguiram localizar o indivíduo. Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia. Fui eu mesma que conduzi a lavratura do flagrante. Ele admitiu ser o autor dos disparos, mas alegou ter agido em legítima defesa, dizendo que eles tiveram uma discussão, que houve uma tentativa de agressão por parte da vítima, mas, de qualquer modo isso não mudou a caracterização do fato. Procedemos a autuação do flagrante por homicídio duplamente qualificado em razão do motivo fútil, do recurso que impossibilitou a defesa da vítima. O homem foi recolhido ao Presídio Estadual de Sobradinho. A arma do crime já foi apreendida. Agora aguardamos alguns elementos para fechar a investigação desse caso”, relatou.

Publicidade

Atropelamento em Ibarama

Um homem de 56 anos morreu após ser atropelado na noite de sábado, 25 de novembro, no interior de Ibarama. A vítima, identificada como Gentil Arlindo de Souza, foi atingida por um veículo Gol na localidade de Linha Azevedo.

“O que eu posso dizer rapidamente é o seguinte, parece que a Brigada Militar tinha sido alertada de que havia alguém deitado na pista na entrada do município de Ibarama. A Brigada Militar estaria se deslocando até lá, para fazer a averiguação do que se tratava, se essa pessoa estava viva ou não. No caminho, a Brigada Militar foi abordada pelo autor do atropelamento, que pediu ajuda para os policiais, porque disse que estava chegando na cidade e mencionou ‘acho que atropelei alguém’. Essa é a comunicação que nós temos até o momento sobre o fato ocorrido”, relatou.

Segundo a delegada, o policial militar, juntamente com o condutor do Gol, voltaram até o local. “Essa pessoa atropelada acabou falecendo. O autor do atropelamento fez o teste do etilômetro e não estava alcoolizado. Iremos aguardar o resultado da necropsia para verificar se a vítima estava ou não sob efeito de álcool. A gente sabe que naquela região, na entrada do município tem um bar, já foi visto alguém deitado em razão de bebidas alcóolicas. São circunstâncias que, em princípio, indicam que foi efetivamente um acidente. Todas essas questões serão analisadas durante as investigações”, finalizou.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.