Na manhã desta quinta-feira, 16, o exército começou os trabalhos para a implantação de uma passadeira em Candelária. O município também contará com uma ponte pênsil para passagem de pedestres. Isso vem após uma reunião realizada nessa quarta-feira, 15, entre integrantes da Prefeitura de Candelária e do Gabinete de Crise do município com a Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, decidir que a recuperação da ponte sobre o Rio Pardo, no quilômetro 137 da RSC-287, seria iniciada somente após os pedestres terem outra alternativa de travessia de um lado ao outro do curso d’água. Desde o dia 2, uma pinguela sobre a estrutura é o único meio de passagem.
Durante o início da obra definitiva na estrutura da RSC-287, máquinas pesadas precisam atuar no local. Um vão da estrutura sofreu danos graves e será necessária a demolição dessa parte, o que bloqueará a circulação de pessoas por ali. A Rota de Santa Maria estima que a obra na rodovia seja concluída em até três semanas, após o início. A interdição da passagem de pedestres na estrutura improvisada ocorrerá somente após a instalação de outro meio de travessia.
LEIA MAIS: Empresa da Serra Gaúcha apresenta proposta para revitalizar o Calçadão da Floriano
Publicidade
A Secretaria de Obras iniciou o serviço na pinguela nessa quarta-feira. Conforme análise feita na estrutura, que também sofreu avarias com a força da água, a expectativa é de que os trabalhos durem até quatro dias.
LEIA MAIS: Brigada Militar de Rio Pardo prende homem por tráfico de drogas
Na estrutura pênsil, devem passar somente os pedestres. Para minimizar transtornos, o prefeito Nestor Ellwanger determinou que também seja construído um passadouro próximo ao Balneário Carlos Larger, por dentro do rio, assim que o nível da água baixar. O transporte das pessoas pelo local deve ser feito com uso de um trator adaptado. Esse serviço está sendo executado pelo Exército.
Publicidade
Nessa quarta-feira a concessionária informou que liberou o trânsito de veículos nos quilômetros 135 e 136, entre o trevo de acesso a Linha do Rio e a ponte sobre o Rio Pardo, após a recuperação da cabeceira da estrutura sobre a Várzea do Rio Pardo e do trecho danificado pela água.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade