Regional

Excesso de chuva prejudica a safra de camarão no Rio Grande do Sul

Uma das iguarias consumidas por famílias no feriado de Sexta-feira Santa é o camarão. Em Santa Cruz do Sul, o produto oriundo de Rio Grande é um dos mais procurados pelos clientes, mas o excesso de chuva no Estado afetou o desenvolvimento do crustáceo na Lagoa dos Patos. As condições da lagoa não favoreceram o desenvolvimento do camarão, por conta da presença maior de água doce e fria, visto que o animal prefere um ambiente mais quente e salinizado.

LEIA TAMBÉM: Comerciantes estão otimistas com a venda de peixes; veja valores

Os proprietários de estabelecimentos de Santa Cruz consultados pelo Portal Gaz confirmaram a falta do produto de Rio Grande. Para não deixar de vender camarão, foram adquiridos crustáceos de Santa Catarina, da região Nordeste do Brasil e até de fornecedores do Equador. Apesar da compra de outras regiões brasileiras e até do exterior, o preço do quilo do produto não chegou a ter alterações nos freezers santa-cruzenses. O valor oscila entre R$ 48,00 e R$ 170,00 o quilo, dependendo da espécie. 

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.