Com mais um episódio significativo de chuva sendo registrado na região nesta sexta-feira, 21, a preocupação de novos alagamentos aumenta. Pouco antes do meio-dia, o nível do Rio Pardinho na altura da região de Navegantes, no Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul, já estava em 7,4 metros, saindo do leito e invadindo algumas ruas. A Defesa Civil municipal está atenta a possíveis danos.
O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, José Joaquim Dias Barbosa, alerta que a água deve subir ainda mais. Isso porque, desde a noite de quinta-feira, 20, foram registrados 120 milímetros de chuva em Sinimbu. Toda essa água escorre pelo Rio Pardinho, o que pode provocar a subida do nível em pontos de Santa Cruz e atingir residências do Navegantes e do Várzea.
LEIA TAMBÉM: VÍDEOS: ponte montada pelo Exército é levada pela força da água em Sinimbu
Publicidade
“Fiquem atentos, porque nós não sabemos qual vai ser o efeito de toda essa carga pluviométrica. Se tiver que abandonar a área, que o faça antes que anoiteça; depois já fica bem mais difícil para fazer uma remoção dos moradores que lá residem”, alerta o secretário. “Em dúvida, ligue para a Defesa Civil (telefone 199). Procure um local seguro, tenha o senso de prevenção tanto de si como dos seus familiares”, completa. Desde a meia-noite até o meio-dia desta sexta, foram registrados 56 milímetros de chuva em Santa Cruz, conforme dados da estação meteorológica da Rádio Gazeta FM 107,9.
Ainda, Barbosa pede que a população das áreas de encosta também fique atenta. “Devido ao solo já estar saturado e com tanta chuva, existe grande possibilidade de ocorrer deslizamento de terra, ou seja, movimentação do solo. Então a gente solicita que os moradores, ao observar qualquer coisa anormal que abandone suas residências”, avisa.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.