Santa Cruz do Sul

Excelsior vai apresentar presunto que homenageia o Rio Grande do Sul na Expoagas

A Excelsior Alimentos é presença confirmada na Expoagas 2024 – 41ª Convenção Gaúcha de Supermercados. Para receber os visitantes em seu estande, a empresa preparou uma ativação sensorial, experiência que mostrará todo o processo que envolve o Food Lab Excelsior, laboratório de inovação responsável pelo desenvolvimento dos novos produtos da marca. O espaço – localizado na esquina da Rua L com a Rua O do Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre – terá ainda a apresentação de produtos da marca, como o inovador presunto Origens e os kits natalinos, além dos demais itens do seu portfólio de 130 itens.

A experiência sensorial da apresentação do Food Lab é um pequeno recorte da inovação que faz parte da indústria Excelsior. Segundo o CEO da empresa, Luiz Carlos Motta Nunes, inovar tem sido um dos desafios da indústria, que tem 131 anos e necessita se renovar constantemente, mas sem abrir mão da tradição e força da marca. “Investimos em pesquisas e desenvolvimento de produtos através do Food Lab e também em parcerias com universidades”, explica. “Isso traz essa oxigenação para a indústria, nos mantém sempre atualizados e se reflete no nosso mix de produtos, que leva sabor único e qualidade superior aos consumidores”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM: CEO da Excelsior Alimentos sugere gestão menos rígida para estimular novas lideranças

Publicidade

E a novidade lançada na Expoagas representa tudo isso. O presunto Origens é inovador pelo sabor que homenageia a tradição do paladar do gaúcho. Com defumação por lenha de laranjeira, há a transferência do sabor e aroma para a carne. Desenvolvido pelo Food Lab Excelsior em parceria com o curso de Gastronomia e o Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o produto é resultado de um extenso trabalho em busca do sabor ideal, que proporcionasse uma experiência da gastronomia regional gaúcha.

Conforme a pesquisadora da Excelsior, nutricionista Paula Fengler, a pergunta que moveu o trabalho foi: “Qual é a cara do Rio Grande do Sul?”. “Nosso desejo era de que o produto despertasse memórias afetivas relacionadas à cultura alimentar gaúcha”, explica.

LEIA TAMBÉM: Excelsior será o patrocinador master da Rústica e Meia Maratona

Publicidade

A definição do sabor incluiu uma pesquisa de aceitação do produto envolvendo 140 consumidores. O desenvolvimento contou também com pesquisadores dos cursos de Engenharia de Alimentos, Química Industrial, Marketing e Nutrição, resultando em um produto elaborado com ingredientes selecionados.

Produzido 100% com pernil suíno com notas de especiarias, o presunto é cozido e defumado por seis horas para adquirir aroma, cor e sabor com leve e suave nota cítrica. Com baixo teor de gordura, é indicado para lanches, refeições e happy hours e pode ser harmonizado com queijos, frutas e outros ingredientes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.