Política

Ex-vereador recordista em mandatos morre aos 97 anos

O recordista em mandatos na Câmara de Venâncio Aires, o ex-vereador Wilmuth Bergmann, faleceu domingo, 5, às 14h30, no Hospital Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul. O velório ocorreu na Associação União Imigrante, em Centro Linha Brasil (Suib), onde residia, e o sepultamento foi na manhã dessa segunda-feira, 6, no cemitério nº 1 da localidade. Ele deixou enlutados a esposa Leonida Bergmann (IM) e os filhos Voni Crestani, Abílio Bergmann, Darci Bergmann, Noeli Reckziegel, Armin Bergmann, Donato Bergmann e Gleno Bergmann, além de netos, bisnetos e demais familiares.

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, assinou decreto declarando luto oficial no município por três dias pela morte de Wilmuth Bergmann, aos 97 anos. A medida ocorreu em consideração aos trabalhos prestados e pela atuação de liderança que teve no município.

LEIA TAMBÉM: Lula garante verba para reconstrução de estradas no Rio Grande do Sul

Publicidade

Com 11 mandatos consecutivos na Câmara da Capital do Chimarrão, Bergmann acumulou 48 anos de vereança no currículo, sendo o recordista em Venâncio Aires. Sua primeira eleição para o Legislativo ocorreu em 1955 pelo PSD. Já o último mandato foi concluído em 2004, pelo PPB. Em cinco mandatos, totalizando 22 anos, atuou sem receber salário. Também foi presidente da Câmara nos anos de 1977 e 1978.

A trajetória política teve início por causa de um jipe que possuía na década de 1950 e que, na época, era o único carro na localidade. Foi com o veículo que ele se acostumou a ajudar pessoas, levando-as ao hospital, fosse por doença ou gravidez, para comprar remédio e ainda para casamentos. Com isso, tornou-se conhecido e querido na comunidade. Tempos depois, foi convidado para se candidatar a vereador. Ele ficou surpreso com a proposta e lembra que mais de 20 pessoas chegaram a assinar um termo pedindo sua candidatura. Logo na primeira campanha, foi o segundo vereador mais votado do município.

LEIA TAMBÉM: Entidades fazem alerta quanto à leptospirose

Publicidade

Mesmo com 96 anos em 2022, o ex-vereador ainda cumpriu seu dever como cidadão. Mesmo com dificuldades para se locomover, Bergmann compareceu à sessão de número 85, em Centro Linha Brasil, onde reside. “Para mim é um dever como cidadão, enquanto a saúde me permitir, de cumprir com meu dever de participar do processo democrático”, destacou na época, após registrar o voto na urna.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.