Categories: Regional

Ex-professor do Mauá, Arthur Rauber morre aos 96 anos

Aos 96 anos, Arthur Guilherme Rauber (conhecido por Professor Rauber), faleceu dia 19 de julho em sua residência, tendo como causa insuficiência respiratória. Ele nasceu em 5 de maio de 1922 em Linha Dona Josefa, quando a localidade ainda pertencia a Santa Cruz do Sul.

Aos 8 anos, foi estudar no Seminário de Pareci Novo, que era dirigido pelos padres Jesuítas. Em 1941, retornou a Santa Cruz para servir no Tiro de Guerra. Cumprido esta etapa, voltou a morar com os pais em Dona Josefa e passou a lecionar na localidade. De 1945 a 1947, atuou como professor em Linha Paredão.

Em 1948, recebeu convite para lecionar em Linha João Alves, onde conheceu a esposa Cecília (já falecida). Casaram em 1949 e fixaram residência na localidade. Ele atendia duas escolas, deslocando-se de cavalo. Em 1959, a família mudou-se para Santa Cruz e ele ingressou no Colégio Mauá como professor da quinta série, preparando alunos para o Exame de Admissão ao Ginásio.

Publicidade

No Mauá, Arthur construiu sua carreira. Foi professor de diversas disciplinas, entre elas Trabalhos Manuais (fez curso na Escola do Senai), coordenou o internato e as horas de estudo, auxiliando os que tinham mais dificuldades. Costumava jogar vôlei com os alunos e era muito procurado como conselheiro e orientador. Tinha verdadeira paixão pela educação e estava sempre presente nas atividades escolares.

Permaneceu no Mauá até se aposentar, em 1989. A partir de então, dedicou-se à Paróquia da Conceição, no Bairro Bom Jesus, e foi ministro da Igreja Católica. Em casa, gostava de ler e cuidar do jardim, do pomar e da horta, seu lazer preferido. Outro prazer era veranear em Arroio Teixeira, junto com familiares, amigos e vizinhos. 

Os filhos dizem que ele será lembrado como um pai exemplar, dedicado à família. Foi uma pessoa simples, trabalhadora, disciplinada, de muita fé e que honrava sua profissão. Ele se manteve lúcido até os últimos dias e deixou muitos exemplos de vida.

Publicidade

O professor Rauber deixa os filhos Roque e família, Paulo e família, Miriam Uebel e esposo, Sílvia Reimann e família, Astor Rauber e família, nove netos, sete bisnetos e demais familiares. Seu sepultamento ocorreu deia 20, no Cemitério Católico São João Batista, com préstimos da Funerária Halmenschlager.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.