Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OBITUÁRIO

Ex-presidente da Unimed VTRP morre aos 90 anos

O médico Sérgio Paulo Bertoglio morreu no início da noite da última quinta-feira, aos 90 anos. Ele foi um dos fundadores da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), em 1971, e presidiu a cooperativa entre os anos de 2003 e 2009. Foram mais de 52 anos de trabalho médico dedicados à comunidade regional.

Nascido em Porto Alegre, Bertoglio considerava que a área vascular era uma arte e a obstetrícia, um amor. Ele realizou mais de 5 mil partos, chegando a fazê-los pilchado e de smoking. A sua morte teve causas naturais. O último registro em vídeo foi na entrevista que ele concedeu para o hotsite especial dos 50 anos da Unimed VTRP, no ano passado. No vídeo, ele lembra de seus primeiros anos na cooperativa.

LEIA MAIS: Valores humanos e foco na inovação são diferenciais nos 50 anos da Unimed VTRP

Publicidade

“Logo quando me formei, fiz minha especialização em cirurgia vascular e fui trabalhar no interior, em Anta Gorda. Mesmo enquanto trabalhava lá, sempre era chamado para cirurgias aqui em Lajeado. Vim em definitivo para cá em 1972, e vi a cooperativa crescer muito rápido. Acompanhei toda essa evolução, nossa e da medicina como um todo”, lembrou.

A gestão de Bertoglio enquanto presidente foi marcada por importantes conquistas. Em 2003, ainda em seu primeiro ano no cargo, a Unimed VTRP criou em Lajeado o Espaço Vida, com pioneirismo no Rio Grande do Sul. Hoje conhecido como Espaço Viver Bem Unimed, o serviço ajuda, diariamente, clientes e comunidade a mudarem hábitos e buscarem uma vida com mais qualidade.

Em 2004, Bertoglio conduziu a compra do serviço de urgência e emergência Anjos de Plantão, hoje SOS Unimed. Em 2006, em seu segundo mandato, a Unimed VTRP incorporou as nove cidades da coirmã Unimed Jacuí, chegando a seus atuais 59 municípios de área de atuação. No mesmo ano, a cooperativa recebeu o título de Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pela Great Place To Work.

Publicidade

Ainda na sua gestão, a cooperativa recebeu em 2008 o Troféu Ouro do Programa Qualidade RS, motivo de grande comemoração. Em seu último ano como presidente, durante assembleia geral, os médicos da Unimed VTRP decidiram adquirir uma área para construir a sede própria, que seria inaugurada em 2015.

A Unimed VTRP, em nome de seus médicos cooperados, gestores e colaboradores, deixa sua homenagem a Sérgio Bertoglio. Além de seu trabalho na cooperativa, ele foi delegado regional de Saúde por 12 anos e recebeu o título de Cidadão Lajeadense. Junto com a esposa Lia Sartori, Bertoglio teve oito filhos: Ângela, Paulo, Fernando, Celso, Fábio (in memoriam), Gérson, Maria Lúcia e Marcelo, família da qual sempre se orgulhou. Era comum, aos amigos e a quem o ouvia, referir-se à esposa como sendo seu grande suporte na vida e peça fundamental na criação de seus filhos.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.