Categories: Esportes

Ex-presidente da Iaaf é investigado por ocultar casos de doping

O ex-presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf), Lamine Diack, está sendo processado na França. A acusação, divulgada pela iTéle nesta quarta-feira, 4, emissora da França, afirma que o senegalês aceitou dinheiro da federação russa para esconder resultados positivos de doping.

O juiz francês Renaud van Ruymbeke registrou ontem, na sede da Iaaf, em Mônaco, a acusação feita à Diack, de 82 anos, e ao seu advogado Habib Cissé. O conselheiro jurídico está livre, mas sob controle judicial.

Segundo a emissora francesa, Diack é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Os dois são os primeiros suspeitos de uma possível rede de corruptos do caso da ocultação dos resultados russos. Ainda segundo informações, mais pessoas serão afetadas na investigação, incluindo uma pessoa que foi responsável pela luta antidoping na Iaaf.

Publicidade

Esta não é a primeira investigação sobre o senegalês, que deixou a presidência da Iaaf este ano, após 16 anos à frente da associação. O filho de Diack, ex-responsável pelo marketing da instituição, deixou o cargo após ser acusado num caso semelhante de corrupção.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.