O ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, admitiu que errou na escolha do Catar como país-sede da Copa do Mundo de 2022. O ex-dirigente, suspenso do futebol, assumiu a responsabilidade em entrevista ao jornal suíço Tages-Anzeiger.
“A escolha do Catar foi um erro. Eu era o responsável por isso, como presidente da Fifa. Na época, nós concordamos com o Comitê Executivo que a Rússia deveria receber a Copa de 2018 e os Estados Unidos a de 2022. Seria um gesto de paz entre esses países oponentes politicamente”, declarou Blatter.
A eleição do país-sede foi feita em 2010, quando Blatter era o presidente da Fifa. O ex-dirigente acredita que o país asiático é ‘pequeno demais’ para sediar um evento do tamanho da Copa do Mundo. “É um país pequeno demais. O futebol e o Mundial são grandes demais para isso. Para mim é claro: o Catar foi um erro. Foi uma escolha ruim”, disse.
Publicidade
LEIA MAIS: Veja quanto custa para ir acompanhar a Copa do Mundo no Catar
Blatter foi presidente da Fifa entre 1998 e 2015. O suíço teve que deixar o cargo em meio a investigação de corrupção por esquema de fraude junto com Platini. O ex-dirigente foi suspenso do futebol por oito anos. Em setembro deste ano, foi inocentado pelo Tribunal da Suíça.
A escolha do Catar se deu em meio a denúncias de violação dos direitos humanos que ocorreriam no país e suspeita de corrupção envolvendo a Fifa e representantes do Catar, acusados de compra de votos. Ainda assim, o país foi anunciado. Desde o início das obras no Catar, notícias de profissionais mortos durante a construção dos estádios devido à condições insalubres de trabalho começaram a circular pelo mundo. As leis “anti-LGBT” do país também viraram pauta de discussão mundial, fazendo com que vários jogadores e seleções se manifestassem contra a realização da Copa.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.