Categories: Centro-Serra

Ex-prefeito de Sobradinho, Garibaldi Wedy falece aos 105 anos

O desembargador aposentado Garibaldi Almeida Wedy morreu nesse domingo, 30, aos 105 anos de idade. Ex-juiz titular da Comarca de Sobradinho, ele também acumulou o cargo de prefeito do município, em 1945, no chamado do governo de magistrados. O falecimento foi comunicado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), da qual foi integrante desde a sua fundação.

Natural de Soledade, Garibaldi Wedy conclui o curso de Direito em 1939, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Em 1941, no primeiro concurso realizado pelo Ministério Público, assumiu o cargo de promotor público na Comarca de Ijuí. O ingresso na magistratura ocorreu em 1945, quando assumiu a Comarca de Sobradinho. Ocupou também o cargo de prefeito do município, de 19 de novembro a 26 de dezembro.

Garibaldi Wedy também atuou nas comarcas de Lajeado, Soledade, São Luiz Gonzaga, Santa Maria e Porto Alegre. Em Porto Alegre também foi juiz da 1ª Zona Eleitoral. Ingressou no Tribunal de Justiça (TJ-RS) em 1969, se aposentando em 1974. Depois, ele passou a se dedicar à advocacia e aos livros, sendo o autor de obras de caráter histórico.

Publicidade

Também foi eleito primeiro tesoureiro da Ajuris, para a gestão 1963/1964, que teve como presidente o desembargador Cesar Dias Filho. Em outubro deste ano, após votar no segundo turno das eleições, Wedy recebeu o certificado de Eleitor Emérito, pelo exemplo de compromisso com a cidadania. Na ocasião, afirmou que “é meu dever como cidadão”.

Garibaldi Almeida Wedy é pai do também desembargador aposentado Delio Spalding de Almeida Wedy, e avô do juiz federal Gabriel de Jesus Tedesco Wedy. O velório foi realizado na Capela C do Cemitério São Miguel e Almas. em Porto Alegre. O enterro ocorreu no final da tarde, no mesmo local do velório.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.