Categories: Regional

Ex-prefeita e ex-vereador cobram 13º na Justiça

A ex-prefeita de Vera Cruz Rosane Tornquist Petry (Progressistas) e o ex-vereador Gilberto Wink (PT) cobram na Justiça o direito de receberem parcelas do 13º salário referentes ao último mandato cumprido entre 2013 e 2016. 

Embora não exista uma legislação específica sobre o tema, discutido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) desde 2008, o órgão passou a recomendar o pagamento do 13º salário – assim como as verbas referentes a férias – aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores desde 2012. 

Segundo o procurador-geral de Vera Cruz, Marcos Alexandre Birk, nos próximos dias será feito o estudo dos dois processos. “Vamos refazer os cálculos e analisar a cobrança. É preciso saber se o período em questão está correto também”, destaca. 

Publicidade

Conforme o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff (PSB), o Município irá cumprir o que determina a lei. “Lógico que haverá um impacto econômico nas contas do município, ainda mais se mais pessoas entrarem com ações parecidas a esta. Nós iremos cumprir o que diz o tribunal.”

Discussão desde 2008

De acordo com a área técnica do TCE, desde 2008 existe a discussão entre os conselheiros do órgão no que se refere ao pagamento de 13o salário a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Na época, uma portaria estabelecia que cada cidade precisava editar uma lei municipal para regulamentar esta questão.

Publicidade

Em março de 2012, o tribunal determinou que o direito a férias remuneradas era um benefício dos agentes eleitos. Já o pagamento do “terço de férias” dependeria de uma regulamentação legal em cada município. 

No mês de maio do mesmo ano, a necessidade de previsão legal para o repasse do 13o salário aos agentes eleitos foi derrubada no TCE, assim como a exigência legal para o terço de férias, liberando as administrações públicas a efetuarem ambos os pagamentos aos agentes políticos municipais como prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Os pedidos dos autores

Publicidade

A ex-prefeita Rosane Petry disse ter sido informada do direito de receber as verbas de 13o salário que não foram pagas na época em que ela estava à frente do Município. “Se eu tenho direito eu quero receber por este benefício, pois enquanto prefeita estava licenciada do cargo de professora municipal, e sem receber o 13o salário de professora”, justifica. 

Rosane governou Vera Cruz de 2009 a 2012, sendo reeleita para o segundo mandato até 2016. A ação movida por ela ingressou na Justiça em 11 de janeiro deste ano. 

Conforme a procuradoria-geral de Vera Cruz, será necessário fazer o cálculo para saber qual valor que a ex-prefeita terá a receber. Isso porque só é possível cobrar na Justiça créditos em um período máximo de cinco anos. Depois deste tempo, a dívida prescreve. 

Publicidade

Gilberto Wink foi vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de 2013 a 2016. Segundo ele, existe jurisprudência que orienta as decisões do Tribunal de Contas do Estado a seu favor. “Eu concordo que todos recebam. Inclusive, acredita-se que todos que têm este direito irão cobrar o município.” O valor apontado pelo representante legal de Wink é de R$ 24,2 mil.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.