Um ex-policial militar foi preso nesta segunda-feira, 10, em Sapucaia do Sul. Valdir Saggin, 51 anos, é acusado de ser o líder de uma quadrilha de sequestradores. Com o objetivo de encerrar as atividades dos criminosos, a Delegacia do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagrou ações entre a segunda e terça-feira, 11.
Saggin foi condenado pela morte de dois policiais rodoviários federais de Santa Catarina, em 2001. O ex-policial militar estava em prisão domiciliar e é investigado por roubo a joalheria em Nova Hartz no ano passado – cumprindo pena em regime semiaberto – quando houve tiroteio com brigadianos, e também por um sequestro em Novo Hamburgo.
Durante o momento da prisão, Valdir afirmou que estava trabalhando – como determina a regra para progressão de pena para o regime aberto – e alegou inocência. Considerado como perigoso pela polícia, Saddin é apontado pela prática de ameaçar suas vítimas. O homem fez três reféns por 20 horas em uma residência de Curitiba. Em julho, seu grupo de criminosos raptou um empresário por três dias em Taquara.
Publicidade
Além de Valdir Saggin, Ricardo Moscope de Almeida, 38 anos, foi preso durante a investigação. Na ação deflagrada nesta terça-feira, 11, 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Outros três mandados de prisão também foram decretados pelo judiciário. Porém, os suspeitos não foram localizados.
Duas pessoas, presas em flagrante, fugiram de casa com a chegada da polícia. Na residência, foram encontradas armas, miguelitos e um uniforme da Brigada Militar. Eles serão encaminhados ao sistema prisional. A polícia deve continuar com as buscas pelos três suspeitos, que fugiram.
Publicidade