Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Ex-estagiário foi o autor de furto em firma de usinagem

Apreensão foi realizada na manhã dessa terça | Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Santa Cruz do Sul desvendou por completo o furto de grandes proporções ocorrido em uma empresa de usinagem e fabricação de peças, na Avenida Deputado Euclydes Kliemann, na divisa dos bairros Arroio Grande e Santo Antônio. Dois adolescentes, de 14 e 15 anos, foram identificados como os autores do crime, que aconteceu na madrugada de 21 de outubro.

O caso foi revelado com exclusividade pela Gazeta do Sul. A movimentação dos criminosos aconteceu entre 02 e 04 horas, horário em que não há funcionários ou seguranças no local. O arrombamento no depósito foi descoberto por volta das 8 horas daquela sexta-feira, quando os trabalhadores chegaram. A Brigada Militar foi acionada e atendeu a ocorrência.

Da mesma forma, policiais civis e agentes do Instituto-Geral de Perícias (IGP) foram até o ponto e coletaram as primeiras evidências para a investigação. Foi descoberto que os ladrões entraram pelos fundos, após arrombar uma porta, e levaram uma pistola calibre 380; carregadores; centenas de munições; dois notebooks; câmera fotográfica e dinheiro, além de muitos equipamentos e itens diversos.

Publicidade

LEIA MAIS: Ladrões furtam arma, munições, eletrônicos e dinheiro de empresa

Desde então, o caso vinha sendo investigado pela 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP). De acordo com o delegado Alessander Zucuni Garcia, que coordenou o trabalho, nas últimas semanas foram analisadas diversas provas técnicas e evidências que confirmaram os dois como autores. Nessa terça-feira pela manhã, o adolescente de 15 anos foi apreendido pelos agentes em sua casa, no Bairro Esmeralda.

Entre as peculiaridades do caso está que, pouco tempo antes do furto, esse mesmo jovem havia feito um estágio durante alguns meses na empresa. Foi nesse período que ele tomou conhecimento de como o depósito funciona e o que havia ali, e planejou o crime. Ele já tinha antecedentes como adolescente infrator por crimes como posse de arma de fogo e outros delitos patrimoniais.

“Durante a investigação do furto, identificamos um envolvimento mais intenso dele com a criminalidade. Até em função disso, a Promotoria entendeu por concordar e reiterar a internação que representei contra esse adolescente”, salientou Alessander. O mandado de internação provisória autorizada pela juíza Lísia Dorneles Dal Osto foi cumprido e, ainda na manhã dessa terça, o rapaz foi levado pela 2ª DP para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Porto Alegre.

Publicidade

LEIA MAIS: Polícia Civil recupera notebooks de empresa de usinagem furtada

O outro adolescente, de 14 anos, conforme a investigação, foi convidado pelo mais velho para participar do crime. Por ora, em virtude de não ter um histórico de outros delitos, vai permanecer em liberdade. Os dois responderão por ato infracional correspondente a furto duplamente qualificado.

As qualificadoras – dispositivos que podem ampliar a pena – são o arrombamento e o concurso de agentes. Os nomes dos infratores foram mantidos em sigilo, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Publicidade

“Vinha numa escalada criminosa”, diz delegado

Em cumprimento de mandados de busca nas casas onde os dois jovens moram, no Bairro Esmeralda, foi encontrada parte dos bens furtados, como dois notebooks, uma câmera fotográfica e um alicate. Na residência do adolescente mais velho, os agentes localizaram um valor em pesos argentinos levado de dentro da empresa.

Objetos foram recuperados nas casas dos adolescentes. Foto: Divulgação/Polícia Civil

Geralmente, fatos isolados de crimes sem emprego de violência, como furto, não costumam gerar representações por internação provisória na Fase. Contudo, no caso do jovem de 15 anos, tanto a Polícia Civil como o Poder Judiciário entenderam que seria plausível segregá-lo do convívio com a sociedade.

LEIA MAIS: Polícia Civil apreende adolescente que furtou empresa de usinagem no Bairro Arroio Grande

Publicidade

“Obtivemos elementos de atos infracionais cometidos por esse jovem, como furto de motocicleta e furto arrombamento. Ele vinha numa escalada criminosa e havia indicativo de que, se não houvesse essa adoção de medida mais drástica, certamente em pouco tempo estaria envolvido em crimes mais graves”, comentou Alessander Garcia.

A 2ª DP ainda busca identificar onde o adolescente deixou a arma, carregadores e munições furtados da empresa. Pelo histórico do jovem, a Polícia Civil não descarta que os objetos tenham ido parar nas mãos de membros de organizações criminosas. Conforme o delegado, qualquer informação nova que possa indicar o paradeiro dos itens será apurada.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍCIA NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.