O ex-dirigente do Grêmio, Adalberto Preiss, morreu na noite de segunda-feira, 24, aos 79 anos. Ele sofreu uma parada cardíaca durante um jantar com seus familiares e não resistiu. Advogado de formação, Preis passou por diversas áreas da direção do clube. Além da atuação na administração e no jurídico, também colaborou com o clube no departamento de futebol.
Preiss é velado na Arena e a família terá uma cerimônia restrita de despedida no Crematório Metropolitano. Nas redes sociais e no site oficial, o Grêmio lamentou a morte do dirigente.
Natural de Criciúma, criado em São Paulo e formado em Direito, Preis iniciou sua trajetória no Tricolor na metade da década de 1970 como diretor jurídico. Desde então, sempre esteve ao lado do clube do seu coração nos momentos mais importantes.
Em 1982, foi eleito vice-presidente pela primeira vez, atuando na área da administração. No ano seguinte, conquistou a Libertadores e o Mundial como vice-presidente para assuntos especiais na gestão de Fábio Koff.
LEIA MAIS: Grêmio acerta o retorno do meia-atacante Luan
Publicidade
Em 1985 e 1986 atuou pela primeira vez como vice de futebol conquistando o Bicampeonato Gaúcho e comandando a delegação em excursões vitoriosas pela América Central, África e Europa, onde o Tricolor venceu torneios importantes como o troféu Palma de Mallorca, batendo o Barcelona, a Phillips Cup e o Torneio de Roterdã, ganhando do Bayern de Munique.
Em 2003 e 2004, também como vice-presidente, implantou no Clube o Planejamento Estratégico. Também em 2004, foi eleito vice-presidente do Conselho Deliberativo, tornando-se membro do Conselho Consultivo.
LEIA MAIS: Presença de Luis Suárez contra o Flamengo ainda é incerta no Grêmio
Publicidade
Nos anos 2000, também foi vice de administração nas gestões de Fábio Koff e Romildo Bolzan, além de ser presidente da Grêmio Empreendimentos, empresa criada pelo Clube para gerir a construção da Arena e a mudança da instituição para sua nova casa. Chegou a assumir a presidência do Grêmio de forma interina em várias oportunidades. No sábado, 22, ele esteve entre os homenageados pelo aniversário de 40 anos do primeiro título da Libertadores gremista.
Adalberto Preis participou do retorno de Renato Portaluppi ao Grêmio em 2016. Anunciado como vice de futebol, o dirigente costurou o retorno do técnico para assumir a equipe. A aposta no ídolo para o comando técnico da equipe, com a parceria de Valdir Espinosa como coordenador técnico, resultou na conquista do título da Copa do Brasil e o fim do período de 15 anos sem a conquista de títulos de expressão. Na gestão de Romildo Bolzan, que durou entre 2015 e 2022, teve Adalberto Preis como um dos vices do Conselho de Administração.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.