Regional

Eventos marcam começo da jornada de aprendizes rurais

Abril será de muitos eventos no Instituto Crescer Legal. A entrega do crachá de jovem aprendiz em gestão rural será realizada em cada um dos sete municípios onde 161 jovens participarão, durante todo o ano, do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Segundo o diretor presidente do instituto, Iro Schünke, abril será sempre um mês de comemorações na entidade. “Desde que foi fundado, no dia 23 de abril de 2015, o instituto nos trouxe muito trabalho, mas também muitas alegrias. Vivenciamos bons momentos até aqui e tenho certeza que em 2023 não será diferente. O que pode ser melhor do que abrir as portas do mundo para um jovem?”, comenta.

LEIA TAMBÉM: Instituto Crescer Legal forma sete novas turmas de aprendizes rurais

Na aplicação da Lei da Aprendizagem, o Instituto Crescer Legal utiliza cotas de suas associadas – indústrias do setor do tabaco – para contratar adolescentes que não vão trabalhar nas empresas, mas permanecem em suas comunidades e, no contraturno escolar, participam do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo. Com um total de 800 horas remuneradas (20 horas semanais), o curso iniciou em março e segue até dezembro, com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo instituto.

Publicidade

O momento é também de expansão de território com a primeira turma em Santa Catarina e dois novos municípios no Rio Grande do Sul. “É um novo trilhar e, apesar da distância, que sempre é desafiadora, confiamos na equipe, nos processos cada vez mais estruturados e no método que construímos para afirmar que será um grande sucesso. Estar próximo de comunidades que mais necessitam de oportunidades de desenvolvimento para os jovens no meio rural implica, normalmente, em desafios logísticos. Mas com o apoio dos nossos parceiros e associados, certamente em dezembro teremos mais 160 motivos para celebrar”, projeta a gerente Nádia Fengler Solf.

LEIA TAMBÉM: Sicredi Vale do Rio Pardo lança projeto de turismo rural

Em 2023, as novas turmas abrangem os municípios de Agudo e Novo Cabrais – pela primeira vez sedes do Programa de Aprendizagem –, Canguçu, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul, além de Itaiópolis (SC). Nesses locais, o instituto conta com a parceria da Prefeitura, que oferece o espaço para a realização das atividades, alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes nas comunidades onde vivem.

Publicidade

Os eventos começam hoje em Agudo e Novo Cabrais, seguidos por Rio Pardo amanhã. No dia 13, será realizado em Progresso. Nos dias 18 e 19, a entrega do crachá acontece no Sul gaúcho, em São Lourenço do Sul e Canguçu, respectivamente. E o giro de eventos termina em Itaiópolis (SC), no dia 25 de abril.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.