Santa Cruz do Sul

Eventos lembrarão combate contra intolerância religiosa

O Centro Cultural Valeu Zumbi e o Centro Cultural Afro Brasileiro Salve Jorge irão promover dois eventos neste sábado, 20, em Santa Cruz do Sul, para marcar o  Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, lembrado no domingo, 21. A primeira atividade ocorrerá às 15 horas, no Centro Social Urbano, localizado na Rua Carlota, Bairro Faxinal Menino Deus. A programação vai comemorar os 25 anos do Centro Cultural Valeu Zumbi.

Durante o evento, o grupo iniciante de capoeira Ginga Sul, do mestre Moa Fanfa, irá receber a primeira corda, que marca o rito inicial no esporte afro-brasileiro. O mestre ressalta que, durante estes anos, o Centro Cultural vem atuando nas escolas e realizando oficinas sobre a cultura afro-brasileira. “Nós colaboramos com a implantação da lei que institui o ensino da cultura africana e negra nas escolas do País.”

LEIA TAMBÉM: Após crime de intolerância religiosa, ato inter-religioso é realizado em Santa Cruz

Publicidade

Um pouco mais tarde, às 22 horas, será realizado o 2º encontro de Kimbandeiros. A programação ocorrerá na Praça da Cultura, na Rua Galvão Costa. A atividade é organizada pelo Pai Leandro Liban de Ogum e visa alertar a população e as autoridades sobre o perigo da discriminação religiosa. 

No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que torna mais severas as penas para crimes de intolerância religiosa. Desde então, injúria racial é equiparada ao racismo. A lei prevê pena de dois a cinco anos para quem praticar violência contra quaisquer manifestações ou eventos religiosos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.