O Centro Cultural Valeu Zumbi e o Centro Cultural Afro Brasileiro Salve Jorge irão promover dois eventos neste sábado, 20, em Santa Cruz do Sul, para marcar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, lembrado no domingo, 21. A primeira atividade ocorrerá às 15 horas, no Centro Social Urbano, localizado na Rua Carlota, Bairro Faxinal Menino Deus. A programação vai comemorar os 25 anos do Centro Cultural Valeu Zumbi.
Durante o evento, o grupo iniciante de capoeira Ginga Sul, do mestre Moa Fanfa, irá receber a primeira corda, que marca o rito inicial no esporte afro-brasileiro. O mestre ressalta que, durante estes anos, o Centro Cultural vem atuando nas escolas e realizando oficinas sobre a cultura afro-brasileira. “Nós colaboramos com a implantação da lei que institui o ensino da cultura africana e negra nas escolas do País.”
LEIA TAMBÉM: Após crime de intolerância religiosa, ato inter-religioso é realizado em Santa Cruz
Publicidade
Um pouco mais tarde, às 22 horas, será realizado o 2º encontro de Kimbandeiros. A programação ocorrerá na Praça da Cultura, na Rua Galvão Costa. A atividade é organizada pelo Pai Leandro Liban de Ogum e visa alertar a população e as autoridades sobre o perigo da discriminação religiosa.
No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que torna mais severas as penas para crimes de intolerância religiosa. Desde então, injúria racial é equiparada ao racismo. A lei prevê pena de dois a cinco anos para quem praticar violência contra quaisquer manifestações ou eventos religiosos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.