Basta uma rápida circulada pelo ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira para perceber que os expositores da 14ª Mostra das Escolas Estaduais da Educação Profissional (MEP) não brincam em serviço. Ou melhor, em sala de aula. Desde a noite de quarta-feira em Santa Cruz do Sul, o evento protagoniza projetos desenvolvidos por alunos de cursos técnicos oriundos de escolas públicas de cinco regiões do Estado. A expectativa é que até o fim da manhã desta sexta-feira cerca de 1,2 mil pessoas – alunos, professores e comunidade em geral – visitem o evento, que tem a participação de instituições pertencentes às coordenadorias regionais de educação de Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Estrela.
Inspirados pelo tema Startup – Novos Horizontes para Nossa Escola, Município e Região, os estudantes Cauê Oliveira, 23 anos, Alexandre Eggers, 28, e Luciano Moura, 39, levaram ao estande o projeto de uma empresa que transforma óleo de cozinha em bioquerosene (combustível autossustentável para avião). “Além de explicar o passo a passo do processo, buscamos explanar os malefícios do descarte incorreto do óleo para o meio ambiente”, diz Eggers.
Classificados para a fase estadual da mostra no ano passado, os alunos do curso Técnico em Química, do Instituto Estadual de Educação Professor Annes dias, de Cruz Alta, comemoram a segunda participação. Ainda mais porque agora estão empregados e podem colocar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Foi justamente essa possibilidade de ingressar mais rápido no mercado de trabalho que me chamou para o curso técnico”, complementou Moura.
Publicidade
Jorge e Bock: depois do técnico, plano é fazer a graduação. Foto: Bruno Pedry.
A oferta de emprego e a qualidade dos cursos ofertados concomitante ao ensino médio são as razões pelas quais a mostra tem chamado a atenção dos jovens visitantes, segundo coordenador da 6ª CRE, Ricardo Pinho de Moura. “Além de despertar os alunos para o empreendedorismo, acredito que o evento sensibiliza os jovens para a valorização da formação técnica. São cursos respeitados e oferecidos sem custo algum”, avaliou.
A 14ª Mostra das Escolas Estaduais da Educação Profissional (MEP) segue aberta para visitantes até as 11h30 de hoje. À tarde ocorre a premiação dos melhores projetos avaliados por, pelo menos, 30 profissionais do mercado. O encontro é promovido pela Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro) e 6ª CRE.
Publicidade
Peletização de sementes
Projetos envolvendo tecnologia, sustentabilidade, agricultura e até alimentação saudável estão entre os destaques da mostra. A dupla Yohan Daniel Silva Jorge e Guilherme Augusto Bock, ambos com 16 anos, levou para a mostra o projeto Peletização de sementes usando agrominerais. “Trata-se de um processo que faz com que as sementes (de feijão e trigo) não tenham perdas e auxiliem na qualidade produtiva do solo”, informou Jorge.
Alunos do curso de Técnico em Agropecuária do Colégio Estadual Técnico Dr. Zeno Pereira Luz, de Encruzilhada do Sul, eles também almejam cursar Agronomia no ensino superior para se tornarem especialistas na orientação aos agricultores “A demanda por alimentos só cresce e falta pessoas capacitadas para oferecer suporte aos agricultores. Por isso, acreditamos que essa área tem muito futuro”, disse o jovem Bock.
Publicidade
This website uses cookies.