Reconhecido por suas ações em defesa do meio ambiente, o grupo de voluntários do Instituto Lixo Zero inicia nesta segunda-feira, 22, suas atividades em 2021. A primeira ação será o Atitude Cidadã, evento que tem como objetivo reconhecer aqueles que implementam o conceito de Lixo Zero em Santa Cruz do Sul. Serão agraciadas sete pessoas e instituições que fazem a diferença e inspiram o movimento de busca pela redução da produção de resíduos que serão depositados na natureza.
LEIA TAMBÉM: Dia Mundial da Água: um recurso a ser preservado
As homenagens ocorrerão desta segunda até o próximo sábado, 27, com a entrega dos certificados respeitando todos os protocolos de distanciamento social em vigor. “Agir sustentavelmente é a forma mais eficaz de realizar a mudança no ambiente em que vivemos, com ações como coleta de recicláveis, movimentos para limpeza de rios, compostagem, entre outras. Nesse sentido, atitudes inovadoras na gestão de resíduos sólidos e demais cuidados com o meio ambiente devem ser valorizadas”, ressalta a embaixadora Lixo Zero de Santa Cruz do Sul, Débora Leonhardt da Silva.
Entenda o conceito
Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito consiste no máximo aproveitamento e correta destinação dos resíduos recicláveis e orgânicos, para reduzir o encaminhamento desses materiais aos aterros sanitários e para a incineração. Segundo a Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e seus princípios ambientais, lixo zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vida, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis e práticas em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.
Publicidade
LEIA MAIS: O que você precisa saber para separar corretamente o lixo