Centro-Serra

Evento “Saberes, Sabores e Sementes Crioulas” evidencia o conhecimento

Tradicional evento em Ibarama, o “Saberes, Sabores e Sementes Crioulas” chegou a mais uma edição no município. A programação iniciada nesta quinta-feira, 8 de agosto, no Salão Paroquial São Paulo Apóstolo, contou com o 10º Seminário Regional dos Guardiões Mirins, tendo o objetivo de incentivar a participação dos estudantes e a continuidade das ações promovidas com as sementes crioulas pelos mais jovens.

Hoje, dia 9, no Ginásio de Esportes João Lazzari, das 8h às 17h, foi promovida a 23ª edição da Troca de Sementes Crioulas, 10º Seminário da Agrobiodiversidade, 10ª Feira da Economia Popular Solidária e a Feira do Produtor Rural. A programação ainda contou com o Espaço Solidário das Plantas Bioativas e de Sementes Crioulas, pensado para viabilizar a troca de conhecimentos e valorizar tanto as sementes, como os demais produtos da agricultura familiar.

Falando ao programa Giro Regional, da Rádio Gazeta FM 98.1, a extensionista rural e social da Emater/RS-Ascar, Leticia Fagundes Cremonese, destacou a importância do evento para disseminação das sementes crioulas, ramas e mudas, trabalhando sobre a segurança e soberania alimentar. Entre as novidades desta edição, destaca a participação de expositores com artesanatos dos guardiões das sementes crioulas, artesanatos locais, artesanatos indígenas, bem como o público visitante de outros municípios, entre os quais guardiões, assim como a presença de todos que estiveram participando dos eventos simultâneos, palestras e exposições.

Publicidade

O presidente da Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas, Mario Raminelli, lembrou dos desafios também na agricultura, primeiro com anos de estiagens e, em 2024, o excesso de chuva, que provocou enchentes, o que afetou o cultivo de algumas variedades e a escassez de algumas sementes, especialmente de feijão. Ele também ressaltou a importância do evento. “O pessoal traz o que tem e leva o que não tem, isso que é a ‘troca’. Além disso, a troca de saberes, de conhecimentos, por mais que se faça isso a 20 anos, estamos sempre aprendendo e ensinando”, ressalta o guardião, lembrando também dos artesanatos, como os feitos com palha de milho.

Presidente da Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas, Mario Raminelli, e a esposa Renilde Cembrani Raminelli durante o evento

Também participaram dos dois dias de eventos, integrantes e coordenadores do grupo de Guardiões Mirins da Escola Municipal Edwaldo Henrique Drews, que, falando à Gazeta, enfatizaram a relevância do projeto, que hoje conta com 35 guardiões, e cujas crianças e adolescentes participam de diversas iniciativas.

Além dos seminários e troca de sementes, o evento se uniu à realização da Feira do Produtor Rural do município, integrando ambas as atividades no mesmo ambiente e oportunizando que também os visitantes prestigiassem os produtores e as produções locais.

Publicidade

Agricultores familiares, guardiões das sementes crioulas, indígenas, quilombolas, estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas, técnicos da Emater/RS-Ascar e o público em geral participaram do evento, que acontece desde 2002 e já virou uma tradição anual em Ibarama.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.