A manhã do sábado, 27, foi de aquisição de conhecimentos sobre inovação e tecnologia para mais de 50 pessoas que prestigiaram a nona edição do Startup Day. O evento, realizado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), é idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e construído com diversos agentes do ecossistema de inovação do País. Com diferentes temáticas, a atividade ocorreu em todos os Estados brasileiros.
Em Santa Cruz, a programação contou com a apresentação de pitchs e mostra de soluções para o setor da saúde, que foi o tema central do evento. Segundo Cláudia Regina Kuhn, analista de Projetos de Inovação Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, a saúde tem grande importância no município. “Além de instituições reconhecidas em suas atuações, também temos uma área de pesquisa relevante”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Startups apresentam soluções inovadoras para o agro
Publicidade
A primeira edição do Startup Day em Santa Cruz foi considerada positiva, disse a analista do Sebrae. “Nós esperamos uma continuidade desse evento no município, inclusive porque para nós foi uma grata surpresa o número de pessoas inscritas. Trazer uma proposta totalmente inovadora e ver que o ambiente está cheio é gratificante”, comentou.
Quem comandou uma das apresentações do Startup Day foi Rafael Zanatta, gestor do Hub de Inovação Vibee da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. Segundo ele, o objetivo da participação foi apresentar o contexto atual da saúde. “As mudanças, tanto na parte da tecnologia quanto na parte do cliente, e como isso afeta a criação dos novos negócios. O momento é de falar sobre como vamos lidar nos próximos anos com as novas tecnologias a partir do olhar do usuário da saúde”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Associada ao TecnoUnisc é escolhida Startup do Ano
Publicidade
Ainda conforme Zanatta, a criação do Vibee Unimed em 2020, durante a pandemia, foi um novo passo para as novas tecnologias que estão surgindo na área da saúde. “Entender como tudo está acontecendo e como podemos nos relacionar com isso, para que possamos tirar o melhor proveito e não ser vítima das inovações”, ressaltou.
A inovação, principalmente dentro da saúde, é uma temática que precisa estar na pauta de todas as cidades, explicou Rafael. “Antigamente, ter uma rodovia passando pela beira da cidade era importante, hoje é ter eventos de inovação ocorrendo de forma recorrente. Só com isso uma cidade vai conseguir se desenvolver”, frisou. Ainda conforme Zanatta, atividades assim devem ser organizados em cidades menores, para que o movimento não ocorra apenas em grandes centros. “Percebemos em Santa Cruz um movimento bacana. Quanto mais ele crescer, melhor será para o município”, finalizou.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!