Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PELA CIDADE

Evento oportuniza um olhar diferenciado ao patrimônio arquitetônico de Santa Cruz

Túnel Verde, no centro de Santa Cruz, também foi contemplado durante a caminhada | Foto: Albus Produtora

Teve início nessa segunda-feira, 24, e segue nesta terça-feira, 25, o evento Rumos da Arquitetura e Urbanismo, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS). A programação foi aberta às 14 horas dessa segunda com uma palestra sobre o roteiro e o patrimônio da cidade de Santa Cruz do Sul. Após, houve uma caminhada por pontos importantes para a história e a arquitetura do município. 

O arquiteto e urbanista Ronaldo Wink, profissional que atua e pesquisa sobre arquitetura em Santa Cruz, foi o responsável por guiar e fazer as explanações ao grupo. Para Wink, é um prazer receber o evento do CAU no município. “A palestra inicial teve como objetivo mostrar o rico acervo de Arquitetura Eclética que temos aqui e que é reconhecido estadual e nacionalmente como a grande riqueza de Santa Cruz, fora a pujante economia.”

LEIA TAMBÉM: Engenheiro, arquiteto e mais: confira profissões que podem deixar de ser regulamentadas

Publicidade

Depois da palestra, o grupo percorreu um caminho que começou na Catedral São João Batista e terminou na Igreja Evangélica. O objetivo foi apontar e comentar a situação atual do patrimônio. “Temos um patrimônio riquíssimo basicamente construído no início do século 20, e que é o grande motor do turismo, além dos eventos. Aqui temos as igrejas, os prédios institucionais, a Prefeitura, a Casa das Artes, entre tantos de grande beleza e valor. Acredito que a comunidade tem consciência disso, mas é preciso um olhar mais atento para a conservação e manutenção desses prédios na cidade”, complementa Wink.

Reconhecimento e debates 

O CAU-RS tem quatro escritórios regionais, além da sede em Porto Alegre. Um deles fica em Santa Maria, que abrange Santa Cruz do Sul. “Há mais tempo já pensamos em fazer eventos levando o trabalho que o CAU desenvolve para o interior do Estado. Então focamos nas regionais, buscando cidades que tivessem representatividade de profissionais para organizar os eventos. Essa primeira versão que estamos realizando do Rumos, já fizemos em Pelotas, Rio Grande e Bagé. E agora estamos aqui em Santa Cruz”, explica a vice-presidente do CAU-RS, Andréa Hamilton Ilha. 

Andréa Ilha diz que o evento objetiva debater assuntos em evidência na arquitetura | Foto: Albus Produtora

LEIA TAMBÉM: Via sem acostamento traz perigo aos pedestres em Linha João Alves

Publicidade

De acordo com ela, o objetivo é levar temáticas que estão em discussão. “Uma delas é o patrimônio, por isso a gente faz essa caminhada de reconhecimento local, de provocação para discutir o que está acontecendo no patrimônio e de que forma a arquitetura pode contribuir nesses debates”, completa. 

Nesta terça, o evento segue até as 18 horas. O local é o bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Pela manhã, haverá palestra com o tema Fuja das armadilhas da profissão: segurança para você e seu cliente. Após, ocorrerá a oficina Software livre para Arquitetura. À tarde, mais duas oficinas serão realizadas, com as temáticas Estrutura para Arquitetos e Introdução à perícia judicial e extrajudicial na área da Arquitetura.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.