Saúde e Bem-estar

Evento na Praça Getúlio Vargas discute a prematuridade de bebês

O Hospital Santa Cruz (HSC) realizou, na manhã de sábado, 30, um evento alusivo ao Novembro Roxo. O objetivo foi debater as causas e consequências da prematuridade de bebês, bem como celebrar a vida daqueles que já passaram pelas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatal e Pediátrica da instituição. A atividade proporcionou ainda um reencontro entre os profissionais e famílias de crianças que passaram pelas unidades, além de atrações recreativas e mateada.

De acordo com a médica pediatra e neonatologista Daniela Miranda Uroda, o Novembro Roxo é uma iniciativa mundialmente reconhecida enquanto mês de prevenção e conscientização sobre a prematuridade e importância do acolhimento das famílias depois do nascimento. Para tanto, além das conversas, foram distribuídos folhetos com informações. “Trouxemos incubadoras e bonecos para mostrar como é o nosso dia a dia e os procedimentos que executamos”.

LEIA TAMBÉM: UTI Pediátrica do HSC vai funcionar a partir de 2025 

Publicidade

Segundo Daniela, é fundamental debater e buscar entender não apenas o depois, mas também o que leva ao nascimento de bebês prematuros, possíveis consequências e o acompanhamento. “Uma mãe passou por aqui e nos disse que o filho que nasceu com 24 semanas, extremamente prematuro, está bem e sem sequelas. O que fazemos dentro da unidade repercute aqui fora”. O propósito, afirma, não é somente liberar o recém-nascido para ir para casa, mas garantir que vai se desenvolver bem e com mínima ou nenhuma sequela.

Ainda de acordo com a médica, a prematuridade é uma situação comum no HSC. “Às vezes os bebês ficam por pouco tempo, enquanto outros chegam a ficar por três ou quatro meses. Tudo isso depende do período gestacional que eles nasceram”. Investigar as comorbidades enfrentadas pelas mães e também o desenvolvimento da gestação, acrescenta Daniela, é uma das formas de conhecer os motivos que levam ao nascimento antes do tempo ideal.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.