Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

novembro roxo

Evento na Praça Getúlio Vargas discute a prematuridade de bebês

Foto: Rafaelly Machado

Atividade na Praça Getúlio Vargas ofereceu orientações para famílias e profissionais

O Hospital Santa Cruz (HSC) realizou, na manhã de sábado, 30, um evento alusivo ao Novembro Roxo. O objetivo foi debater as causas e consequências da prematuridade de bebês, bem como celebrar a vida daqueles que já passaram pelas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatal e Pediátrica da instituição. A atividade proporcionou ainda um reencontro entre os profissionais e famílias de crianças que passaram pelas unidades, além de atrações recreativas e mateada.

De acordo com a médica pediatra e neonatologista Daniela Miranda Uroda, o Novembro Roxo é uma iniciativa mundialmente reconhecida enquanto mês de prevenção e conscientização sobre a prematuridade e importância do acolhimento das famílias depois do nascimento. Para tanto, além das conversas, foram distribuídos folhetos com informações. “Trouxemos incubadoras e bonecos para mostrar como é o nosso dia a dia e os procedimentos que executamos”.

LEIA TAMBÉM: UTI Pediátrica do HSC vai funcionar a partir de 2025 

Publicidade

Segundo Daniela, é fundamental debater e buscar entender não apenas o depois, mas também o que leva ao nascimento de bebês prematuros, possíveis consequências e o acompanhamento. “Uma mãe passou por aqui e nos disse que o filho que nasceu com 24 semanas, extremamente prematuro, está bem e sem sequelas. O que fazemos dentro da unidade repercute aqui fora”. O propósito, afirma, não é somente liberar o recém-nascido para ir para casa, mas garantir que vai se desenvolver bem e com mínima ou nenhuma sequela.

Ainda de acordo com a médica, a prematuridade é uma situação comum no HSC. “Às vezes os bebês ficam por pouco tempo, enquanto outros chegam a ficar por três ou quatro meses. Tudo isso depende do período gestacional que eles nasceram”. Investigar as comorbidades enfrentadas pelas mães e também o desenvolvimento da gestação, acrescenta Daniela, é uma das formas de conhecer os motivos que levam ao nascimento antes do tempo ideal.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.