Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MOVIMENTO NEGRO

Evento marca reinauguração de ginásio no Bom Jesus

Foto: Alencar da Rosa

Com apoio da coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Integrar, do Bairro Bom Jesus, o Grupo de Danças Olodum, de Santa Cruz do Sul, prepara uma homenagem a Gersi David Rodrigues. O evento iniciou às 14 horas desta quinta-feira, 17, e contou com uma programação especial em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no próximo domingo, 20.

Desde 2019, Gersi David Rodrigues dá nome ao ginásio do Cras do Bom Jesus, situado na Rua Padre Luís Mieller. A viúva do homenageado e uma das organizadoras do Grupo de Danças Olodum, Maria de Lourdes Nascimento, explica que na época da homenagem a Gersi, em 2019, não houve nenhuma cerimônia ou inauguração formal do ginásio, que abriga o Centro Ocupacional Bom Jesus.

LEIA MAIS: Programação da Semana Negra começa nesta quinta-feira

Publicidade

Por isso, foram produzidas novas placas com o nome de Gersi, e a reposição foi realizada no evento cultural. “Eu queria fazer um evento afro, em alusão à Semana da Consciência Negra, reinaugurando com placas novas. Foi uma tarde de cultura negra, com danças e palestras de pessoas que falaram sobre a vida de Gersi, que era um dos líderes do movimento em Santa Cruz do Sul”, explica Maria de Lourdes.

Falaram no evento o bispo emérito dom Gílio Felício, primeiro bispo negro do Rio Grande do Sul; a advogada Sônia Soares e o mestre de capoeira Moa Fanfa. A apresentação cultural ficou a cargo do Grupo de Danças Olodum, que existe há 35 anos e conta com 11 integrantes, todos familiares de Gersi e de Maria de Lurdes.

LEIA TAMBÉM: Abolição da escravatura: um dia para refletir sobre a desigualdade racial

Publicidade

Falecido em 2015, aos 76 anos, Gersi David Rodrigues era formado em Estudos Sociais e lecionou por 40 anos em escolas estaduais de Santa Cruz. Ele ficou conhecido como um líder comunitário que defendia a cultura negra em todo o Rio Grande do Sul. Natural de Rio Pardo, veio morar em Santa Cruz do Sul ainda pequeno e residiu por muitos anos no Bairro Bom Jesus.

Falecido em 2015, aos 76 anos, Gerci David Rodrigues era formado em Estudos Sociais

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.