O Consulado Geral da Alemanha promoveu na segunda-feira celebração pelo Dia da Unidade Alemã, que lembra a reunificação da Alemanha Oriental (comunista) com a Alemanha Ocidental (capitalista), depois da queda do muro. A atividade ocorreu no Theatro São Pedro e entre os convidados esteve a professora Lissi Bender, colunista da Gazeta do Sul, na qual assina seção quinzenal nas edições de fim de semana.
Os participantes foram recepcionados pelo novo cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn. Lissi pôde conversar com o diretor do Goethe-Institut, Stephan Hoffmann, e também com a arquiteta alemã Vera Grieneisen, que pesquisa a arquitetura de casas de fumo e pretende visitar Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: Confira detalhes dos carros que vão desfilar na Marechal Floriano neste domingo
Publicidade
Conforme Lissi, uma delegação de empresários alemães de Rheinland-Pfalz (Renânia-Palatinado) esteve presente. Trata-se de comitiva em visitações a cidades do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Esse grupo, de acordo com a diretora do Comércio Exterior do estado alemão, Victória Hellmeister, “está interessado em estabelecer e expandir contatos comerciais com empresas e instituições do Brasil”. A Renânia-Palatinado concentra indústrias da engenharia química, farmacêutica, automóvel e mecânica.
Hellmeister também forneceu a Lissi dados sobre exportações e importações. A Renânia-Palatinado exportou 676 milhões de euros para o Brasil, e importou do país 465 milhões de euros. Lissi entende que Santa Cruz do Sul teria muito a contribuir para a intensificação de parcerias com esse estado.
“Além de parcerias econômicas, poderiam ser estabelecidas parcerias culturais. No estado de Rheinland-Pfalz se situa o Hunsrück, a região de onde procederam muitos alemães vindos a Santa Cruz. É mais um bom motivo para o estreitamento de laços.” O caminho, segundo ela, passa pela Câmara Brasil Alemanha para a Indústria e o Comércio, de Porto Alegre.
Os empresários alemães brindaram o evento com vinhos de sua terra, da Deutsches Weintor eG. Ilbesheim. E Lissi ainda conversou com o representante do governo gaúcho para as celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, Rafael Gessinger, filho de Ruy Armando Gessinger, também colunista da Gazeta do Sul, cujo texto, de periodicidade quinzenal, é veiculado nesta edição, na página 2.
Publicidade
Representando Santa Cruz do Sul, ao lado de Lissi, José Carlos Azambuja, em nome do Rotary Cidade Alta, entregou carta convite ao cônsul-geral, Marc Bogdahn, para evento da imigração alemã a ser realizado pela entidade em novembro deste ano.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.