ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Evento itinerante de cinema gaúcho passa por Sobradinho neste mês

Cena de "Os Dragões" (2021), de Gustavo Spolidoro | Foto: Bruno Polidoro

Acontece de 5 a 27 de março de 2022, a segunda edição da Adentro – Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho. O evento itinerante reúne três longas e três curtas da recente safra de produções feitas no RS. Doze cidades de diferentes regiões gaúchas vão receber a atração em sessões gratuitas ao ar livre e em outros espaços. Também estão previstos debates com os realizadores e exibições para escolas. A programação completa pode ser conferida na página do Facebook.

O evento começa no município de Santa Tereza, localizado na Serra Gaúcha, no dia 5 de março (sábado), às 19 horas, na Praça Massimiliano Cremonese. Em caso de chuva, a exibição acontecerá no Clube Santa Tereza. A programação prossegue em Cruzeiro do Sul, no dia 6; Barra do Ribeiro, no dia 9; Pinheiro Machado, dia 10; Mostardas, 12; Riozinho, no dia 13; Pontão, 17; Tiradentes do Sul, dia 18; Porto Xavier, 19; Barra do Quaraí, no dia 24; Mata, 26; e Sobradinho, no dia 27.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Curta santa-cruzense representa o Estado na 25° Mostra de Cinema de Tiradentes

Publicidade

Realização da Ea Ea Apepê, a mostra tem curadoria e direção geral do cineasta Henrique Lahude. O financiamento é do Sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), através do edital SEDAC 12/2019 – FAC Movimento.

A seleção de longas-metragens inclui títulos aclamados da cinematografia gaúcha recente: a comédia dramática “Aos Olhos de Ernesto” (2018), de Ana Luiza Azevedo, a fantasia adolescente “Os Dragões” (2021), de Gustavo Spolidoro, e o documentário “Portuñol” (2020), de Thais Fernandes. A programação de curtas traz os documentários “Construção” (2020), de Leonardo da Rosa, e “Ver a vista” (2020), de Daniel Candido de Bem, e “Letícia, Monte Bonito, 04” (2020), ficção de Julia Regis.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova Lei Paulo Gustavo, que libera R$ 3,8 bilhões para o setor cultural

Publicidade

“Este ano, a mostra ganha um formato itinerante por cidades de até 15 mil habitantes, para transformar praças e outros espaços públicos em cinemas ao ar livre”, promete Lahude. Cada programa da mostra reúne um curta e um longa que serão exibidos em cada cidade. “A proposta também abrange diálogos com escolas públicas locais e disponibiliza acesso às obras cinematográficas com o acompanhamento de um material didático para mediação em sala de aula”, complementa.

Longas

LEIA MAIS: Cinema com Pipoca retoma sessões a partir de março

Curtas

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Batman chega aos cinemas de Santa Cruz com as feições de Robert Pattinson

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta