Chegou a hora do Festival dos Festivais, evento inédito do tradicionalismo gaúcho que vai reunir os melhores dos últimos cinco anos do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), do Festival Gaúcho de Danças Tradicionais (Fegadan) e do Festival Gaúcho de Chula (Fegachula). As apresentações terão início neste sábado, a partir das 8 horas, e estarão totalmente concentradas no Ginásio Poliesportivo Arno João Frantz. A cerimônia de abertura está marcada para 19 horas. As premiações ocorrerão na segunda-feira, a partir das 18h30. A estimativa da organização é de 1,4 mil participantes.
Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris concedeu entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na manhã dessa sexta-feira. Ele salientou que o evento vai seguir todos os protocolos sanitários da pandemia. O Ginásio Poliesportivo, por exemplo, poderá contar com um limite de 2 mil pessoas. Os acampamentos, organizados por cada uma das 30 regiões tradicionalistas, terão distanciamento e um limite de 150 pessoas em cada lote.
LEIA MAIS: AO VIVO: acompanhe o que está acontecendo agora no Festival dos Festivais
Publicidade
De acordo com a turismóloga Silvani Janisse Frantz, da Prefeitura, a ocupação é variada nos hotéis. Alguns já atingiram a lotação e outros ainda dispõem de vagas. Determinados grupos de dança ficarão somente em uma diária, mas outros permanecerão até segunda-feira para prestigiar o evento. O momento é de aquecimento para o setor, já que Santa Cruz do Sul terá eventos automobilísticos nos próximos finais de semana: Stock Car e Endurance Brasil.
A organização é do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com o apoio de 5ª Região Tradicionalista, Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS) e Amigos Net. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Philip Morris são os patrocinadores. O financiamento é do Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Ingressos
Os ingressos para acessar o ginásio e assistir ao evento presencialmente estão à venda, exclusivamente, no site mtg.eleventickets.com, ao custo de R$ 50,00 a diária ou R$ 100,00 o passaporte para os três dias de evento. Haverá venda nas bilheterias somente com os ingressos que sobraram da comercialização virtual. O acesso ao Parque da Oktoberfest será mediante a doação de um brinquedo novo, que, posteriormente, será repassado às instituições do município. A carteira de vacinação atualizada é item obrigatório para todos.
A assessoria de comunicação do MTG informou que os ingressos na modalidade passaporte podem ser utilizados por mais de uma pessoa, mediante leitura do QR Code. Mas o acesso é de somente uma pessoa por vez. A organização acredita que não haverá filas na entrada do Poliesportivo, diante da baixa procura por ingressos.
Publicidade
Transmissão
A transmissão será pela internet, na página facebook.com/MTGRIOGRANDEDOSUL e no canal do MTG no YouTube (bit.ly/3quEveH). O Portal Gaz (gaz.com.br) estará com uma capa especial e irá compartilhar a transmissão. A Rádio Gazeta FM 107,9 vai acompanhar todo o evento por meio de flashes na programação.
LEIA MAIS: FOTOS: começam as disputas do Festival dos Festivais
CTG Lanceiros
O CTG Lanceiros de Santa Cruz fará gravações no domingo para o projeto Enart itinerante – Cultura gaúcha pela cidade, com financiamento da Lei Aldir Blanc. O grupo vocal e o grupo de danças tradicionais estarão na Catedral São João Batista e no Centro de Cultura da antiga estação férrea, entre 10 horas e 11h30.
Publicidade
À tarde, as gravações continuam com declamadores no Parque da Gruta, às 13 horas. As gravações de chula ocorrerão às 14 horas, no Parque da Cruz. Às 15 horas, pares da dança de salão estarão em frente à Igreja Evangélica Luterana. Às 16 horas, a Praça da Bandeira receberá a gravação de gaita de boca. Já às 17 horas, a gravação de intérpretes ocorrerá em frente ao Monumento do Imigrante. Para finalizar, às 18 horas, o galpão da entidade terá uma mostra folclórica.
Diferença do Enart para o Fegadan
Em 1985, Farroupilha passou a organizar o Festival Gaúcho de Arte e Tradição (Fegart), uma continuidade do Festival Estadual de Arte Popular e Folclore, criado em 1977 para ser um estímulo aos frequentadores do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral). O evento ficou até 1996 no município. No ano seguinte, passou a ser realizado em Santa Cruz do Sul. A Prefeitura de Farroupilha requereu o direito ao nome em 1999. Com isso, o festival se transformou no Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha).
No Enart, além das modalidades individuais, as apresentações de danças tradicionais são formatadas em uma entrada com tema escolhido pela entidade, seguida por três danças tradicionais sorteadas de um total de 25. Elas são divididas em quatro blocos (um dos blocos é excluído anualmente), sendo uma de roda, uma de fila e outra de pares independentes. Tanto a prenda como o peão utilizam a mesma indumentária. A saída é um novo momento de performance estilizada que dialoga com o tema de entrada. Os grupos participantes são da categoria adulta.
Publicidade
Já o Festival Gaúcho de Danças Tradicionais (Fegadan) foi criado em 2014, com diversas categorias (pré-mirim, mirim, juvenil, adulta, veterano e xiru). Os grupos seguem uma cartilha do que o folclorista João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes considerava correto em termos de representatividade. Com isso, as indumentárias são variadas e a forma de dançar sofre alterações em relação ao Enart, como o andamento e o movimento coreográfico. São 43 danças divididas em dez blocos. Outro concurso envolvido é o de danças birivas, que envolvem modalidades como o Chico do Porrete e a Dança dos Facões. Antes do Fegadan, o principal evento para esse estilo era o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, a cada dois anos, organizado pelo CTG Porteira do Rio Grande.
O que não posso perder?
O maior diferencial deste ano é a oportunidade inédita de ver os participantes do Enart dançando no mesmo espaço com os grupos do Fegadan. Uma das peculiaridades é observar, por exemplo, uma entidade catarinense. O CTG Planalto Lageano, de Lages, vai se apresentar às 19 horas de domingo. No Enart, os grupos são exclusivamente do Rio Grande do Sul, diferentemente do que acontece no Fegadan. Não haverá premiação nas danças tradicionais, mas avaliadores serão treinados para o próximo ano.
A 5a Região Tradicionalista, que envolve o Vale do Rio Pardo, vai contar com três grupos de dança: CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz (sábado, 20h45); CTG Os Gaudérios, de Cachoeira do Sul (sábado, às 21h10); CTG Lanceiros de Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul (domingo, às 8h20); e CTG Sinuelo da Liberdade, de Encruzilhada do Sul (segunda-feira, à 1 hora). Nas modalidades individuais, a região conta com três participantes na declamação. A feminina será na segunda-feira, às 8 horas. A representante é Muriel Machado Lopes, do PL Delfino Carvalho, de Cachoeira do Sul. Os declamadores sobem ao palco a partir das 10h20. A região conta com Douglas Diehl Dias, do PL Delfino Carvalho, de Cachoeira do Sul, e Anderson Fonseca, do Sinuelo da Liberdade, de Encruzilhada do Sul.
Publicidade
O que cada grupo vai apresentar?
O CTG Lanceiros de Santa Cruz vai relembrar a apresentação de 2010 sobre a história da construção da Catedral São João Batista. O Candeeiro da Amizade vai reeditar a apresentação sobre a lenda do boi-bumbá, de 2019, quando a entidade conquistou o título da Força B. O Sinuelo da Liberdade abordará o princípio do tradicionalismo, em uma homenagem a Paixão Côrtes e Barbosa Lessa, coreografia apresentada em 2019, na inter-regional de Santo Ângelo. O CTG Os Gaudérios vai repetir a exibição da Força B de 2019, em uma homenagem aos arrozeiros e à Feira Nacional do Arroz (Fenarroz).
LEIA MAIS: O que você precisa saber sobre o Festival dos Festivais, que começa neste sábado
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!