A Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay, de Santa Cruz do Sul, promove nessa quinta-feira, 14, um evento voltado aos pais dos alunos dos anos finais (5º ao 9º). O objetivo é discutir o protagonismo da família na aprendizagem. A iniciativa, conforme a diretora Ana Maria Belinaso Hilgert, surgiu com a percepção dos professores em relação ao baixo rendimento e comprometimento dos alunos após o retorno 100% presencial das atividades.
LEIA TAMBÉM: Mais de 30 mil estudantes santa-cruzenses terão recesso em julho
Conforme a diretora, será um evento para refletir e falar sobre o pós-pandemia, lacunas e novos rumos da escola. “Sentimos que se não fizermos algo, a educação se perde. Pais estão permissivos e estudantes soltos. Parece que não sentem mais a necessidade de estudar e que não podem ser cobrados”, relata. Segundo Ana Maria, a escola nunca teve o registro de notas tão baixas. Ela mencionou outros problemas como crises de ansiedade, muito tempo em redes sociais e agressividade latente nas brincadeiras, além da falta de acompanhamento dos pais, muitas vezes por motivo de trabalho ou outras questões.
Publicidade
O evento está marcado para as 18h30, na Câmara de Vereadores, e é restrito aos pais dos estudantes dos anos finais da Gaspar Bartholomay. A ação terá a presença do titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, e da promotora de Educação, Vanessa Saldanha de Vargas.
LEIA TAMBÉM: Feira de Ciências da Unisc prorroga as inscrições
O coordenador elogiou a iniciativa e disse ser uma oportunidade de entender o que de fato é compromisso da escola e o que cabe aos pais. Segundo ele, é comum encontrar famílias colocando a responsabilidade somente na rede de ensino. “É um pedido de conscientização. Ambas as instituições, família e escola, mais do que nunca, precisam estar presentes na vida do aluno nesse momento de recuperação de aprendizagem. A escola tem sim o seu papel, mas os responsáveis também fazem parte desse processo educativo que está, inclusive, previsto em legislação”, ressalta.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade