Em meio às comemorações de seus 59 anos de atuação, o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR) de Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Sinimbu e Herveiras realizou nessa quinta-feira, 8, atividade voltada à juventude rural, envolvendo filhos de associados da entidade em várias localidades da região. A programação também se vincula ao Dia Estadual da Juventude Rural, comemorado em 15 de julho, que vai motivar uma série de ações específicas na próxima quinta-feira.
Duas palestras, uma pela manhã e outra à tarde, foram acompanhadas por 27 jovens de sete municípios das regionais Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. Estiveram presentes representantes de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Gramado Xavier, Venâncio Aires, Rio Pardo, Cachoeira do Sul e Cerro Branco.
Conforme a vice-tesoureira Marieli Elena Müller, 26 anos, coordenadora de Jovens no STR, a palestra da manhã ocorreu entre 10 horas e 11h30, em auditório na sede do sindicato, na Rua Ramiro Barcelos. A explanação foi do professor Luis Carlos Alves da Silva, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), sobre o tema da Gestão Rural. Mestre em Administração e especialista em Administração Rural, Alves conversou com os jovens participantes sobre as estratégias atuais de administração e sucessão nas pequenas propriedades rurais.
Publicidade
LEIA MAIS: STR realiza evento para comemorar 59 anos
Já a palestra da tarde foi realizada na nova sede administrativa da Sicredi Vale do Rio Pardo, à margem da RSC-287, entidade que também é parceira nas ações envolvendo a juventude rural. Ali, em auditório, o analista de programas sociais da cooperativa, Jeferson Klunk, responsável pelo segmento agro, ampliou as informações sobre Gestão Rural ao detalhar a Nota Fiscal Eletrônica para a agricultura familiar, especialmente em áreas ou em localidades com deficiência de sinal de internet.
Além dos debates, conforme Mariele, que coordena as ações dos jovens na região em parceria com o representante do STR de Vera Cruz, Christian Wagner, este inclusive o presidente do sindicato, o encontro na manhã dessa quinta serviu para afinar ofícios que o movimento pretende encaminhar a autoridades e lideranças em níveis local, regional, estadual e nacional. Uma carta deverá ser entregue na próxima semana ao deputado federal Heitor Schuch (PSB), representante das demandas da agricultura familiar, solicitando que gestione, junto às instâncias federais, melhorias na internet disponibilizada para as regiões do meio rural.
Publicidade
Outro ofício solicitará celeridade nas tratativas envolvendo a implementação efetiva do projeto de lei do Plano Nacional da Juventude. Já no âmbito das Câmaras de Vereadores deverá ser entregue ofício pedindo, igualmente, atenção às causas da juventude rural, por ocasião da passagem do dia 15 de junho. E, por fim, a prefeitos dos municípios deve ser entregue documento solicitando apoio nas discussões sobre a aplicação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) no que tange ao Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o que afeta a aquisição de terras e a sucessão rural na agricultura familiar.
LEIA TAMBÉM: Pecuária leiteira: casal jovem dá exemplo de empreendedorismo rural
Publicidade