Categories: Centro-Serra

Evento discute o desenvolvimento da região

O Fórum Regional “Visão de Futuro” está debatendo durante toda esta quinta-feira, 27, os índices e o desenvolvimento econômico e social da região Centro Serra, durante evento  no Clube 25 de Julho, em Arroio do Tigre. O encontro é uma iniciativa das entidades empresariais da região, liderada pela CACISAT de Arroio do Tigre. Participam líderes, autoridades regionais e estaduais e prefeitos.

Bom público se faz presente. Enio Moacir Mainardi, presidente da Cacisat, abriu os trabalhos pela manhã. Depois falou Vânia Pasa de Pasa, sobre a Uninter. Também se manifestaram: Flávio Haas da Fiergs; Roberto Koehler que apresentou os índices da região; Flávio Gourlar da JTI que explanou sobre o Programa Arise; Alexandre Schmidt do Sebrae; Adriano Boff da Secretaria de Desenvolvimento do Estado do RS; Angelo Hoff Vice-Reitor da Unisc e Representante do Corede; Vanoir Koehler Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal; Silvio Neto representante do Codeter que apresentou os projetos em andamento; Tatiana Lisboa presidente da Aturserra e que falou  sobre o Turismo na região e ainda Luis Fernando de Oliveira representante da Emater-RS/Ascar.

A agência Polo RS de Desenvolvimento foi contratada para apresentar um diagnóstico com indicadores econômicos e sociais do Centro Serra. Pela manhã, representantes da Agência apresentaram dados do Centro Serra, comparados a projetos em andamento com outras regiões mais desenvolvidas do Estado.

Publicidade

À tarde, foram formados grupos de trabalho a fim de buscar alternativas e o estabelecimento de metas para desenvolvimento do Centro Serra, baseados nos dados apresentados pela manhã.

Enio Mainardi destacou que as metas a serem estabelecidas deverão envolver o poder público e a iniciativa privada. “É preciso estimular o desenvolvimento a partir de iniciativas locais e regionais, e não esperar que investidores de fora venham fazer isso”.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.