O governador Eduardo Leite participou na sexta-feira, 16, em Gramado, da 12ª Abertura da Colheita da Oliva. O evento deste ano foi realizado na propriedade Olivas de Gramado. Ao lado do titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, Leite e as demais autoridades fizeram uma colheita simbólica no palco, já que a chuva impediu o acesso à plantação.
LEIA MAIS: Azeite produzido em Encruzilhada está entre os melhores do mundo
Durante a cerimônia de abertura, o governador destacou o potencial econômico da olivicultura para além do aspecto produtivo. “O cultivo da oliva é fundamental como produção agrícola, pelo impacto econômico e pela geração de emprego no Estado. Mas temos ainda um aspecto adicional proporcionado pelas paisagens, pelo cenário das plantações. Isso ativa o potencial turístico das regiões produtoras de azeite de oliva”, disse.
Publicidade
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil, concentrando 80% do resultado nacional. São mais de 6 mil hectares de área plantada. A maioria dos olivais está na Metade Sul do Estado, onde as condições climáticas e do solo favorecem o cultivo. A maior área de plantio fica em Encruzilhada do Sul. Já a indústria do azeite de oliva gaúcho conta com 22 fábricas e cem rótulos, muitos deles premiados internacionalmente.
LEIA TAMBÉM: Azeite de oliva de Cachoeira do Sul é eleito o melhor do hemisfério sul
O secretário Feltes destacou a excelência dos azeites de oliva produzidos no Estado, caracterizados por uma colheita mais prematura e pela extração feita em menos de 24 horas, garantindo azeites de baixa acidez. “É uma atividade que floresce no Rio Grande do Sul, com uma produção que se faz com excelência e em grande volume. No Estado, são mais de 2 mil empregos gerados na olivicultura, com 22 fábricas e cem marcas de azeite gaúchas”, destacou.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade