Categories: Regional

Evento chama a atenção para o uso racional de medicamentos

O curso de Farmácia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza a Semana do Uso Racional de Medicamentos, as atividades iniciaram no dia 5 e seguem até o dia 11. Com apoio da Farmácia-Escola, do Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS), da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Saúde, e da Prefeitura de Vera Cruz, diversas ações estão programadas com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso correto de medicamentos.

Na manhã desta terça-feira, 10, na sala 101 do campus universitário, foi realizada uma capacitação para os agentes comunitários de saúde. “Esta é uma grande oportunidade para integrar os agentes ao ambiente acadêmico e, juntos, promovermos um trabalho ainda mais qualificado. A política de valorização profissional é um dos propósitos do governo do prefeito Telmo e da vice-prefeita Helena. Os agentes são peças fundamentais na promoção da saúde”, frisou o secretário de Saúde, Henrique Hermany.

“O trabalho realizado pelos agentes é extremamente diferenciado e, acima de tudo, de grande importância. Eles são elementos fundamentais na gestão de informações seguras sobre o uso correto e racional de medicamentos para manter a qualidade de vida das pessoas atendidas nas microáreas”, explicou o coordenador do curso de Farmácia da instituição, professor Ediberto de Oliveira Machado.

Publicidade

Entre os dias 5 e 11 de maio foi instituída, através da Lei Estadual 14.627/14, a Semana do Uso Racional de Medicamentos no Rio Grande do Sul. Nesta data ocorre, em várias cidades do Brasil, ações para conscientizar o usuário sobre a forma correta de uso e descarte. Diversas orientações foram repassadas às agentes durante o encontro na Unisc, entre elas que todo o medicamento deverá sempre ser tomado com água e não com outros tipos de bebida; deve-se obedecer rigorosamente a quantidade, o horário e as instruções de uso deste; não misturar medicamentos sem devida orientação profissional; respeitar a duração do tratamento e, extremamente importante, jamais se automedicar. Dentre as implicações com o procedimento inadequado estão eventos adversos, inclusive letais.

Para incentivar ainda mais o trabalho dos agentes de saúde, a coordenadora da Farmácia Municipal, Lidiane Henn, explicou que será realizada uma gincana. “Lançaremos um desafio. Os medicamentos arrecadados serão pesados e para os que conseguirem um volume maior haverá premiação.”

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.