A apresentação das principais atividades desenvolvidas no Espaço Cultural e de Cidadania Rio Pardinho durante o ano de 2018 fez parte do evento de confraternização de final de ano. Na manhã do sábado passado, 15, dirigentes do Centro Integrado Entre Gerações (Cieg) e do Programa Universal Leaf Cidadão receberam familiares das 60 crianças e adolescentes atendidos, parceiros e pessoas da comunidade. Durante as exibições, os jovens mostraram as habilidades musicais na execução de músicas como Anunciação, de Alceu Valença; El Condor Passa, do peruano Daniel Alomia Robles; e Jingle Bells, de James Lord.
Nas danças tradicionais gaúchas, teve apresentações da Dança do Pezinho, Chote de Carreirinho, Caranguejo, Campeiros de Todos os Dias, Dança do Balaio e Maçanico, algumas embaladas ao som das músicas executadas pelos alunos da oficina de música. Houve ainda a apresentação audiovisual dos 35 jovens que tiveram trocas de faixas de judô, aumentando seu grau de evolução na arte marcial. Além disso, o momento foi de despedida de Franciele Eluisa Santos Back, que, ao terminar o ensino fundamental, teve encerrado seu ciclo no Cieg e, por isso, foi encaminhada para o Programa Jovem Aprendiz. Ela irá fazer curso profissionalizante no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no turno oposto às aulas do ensino médio.
Na ocasião, a gerente de Assuntos Corporativos na Universal Leaf Tabacos, Nelza Lau, apresentou, em nome do Comitê Gestor do Cieg, a equipe de profissionais, que, juntamente com os parceiros, são responsáveis por tornar realidade as atividades no local. “Como projeto social, junto com a escola e a família, buscamos fazer nossa parte para que as crianças e os adolescentes tenham um complemento de educação e mais oportunidades de desenvolvimento”, acrescentou. Ao citar a jovem aprendiz selecionada para a bolsa, Nelza lembrou que a oportunidade é oferecida àqueles que alcançam o desempenho adequado nas atividades oferecidas. “Como aprendizes, os jovens ingressam adequadamente no mundo do trabalho, longe das práticas de trabalho infantil”, complementou.
Publicidade
A vice-prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, salientou que o projeto desenvolvido é um modelo. “Nós precisamos oferecer oportunidades como essas proporcionadas aqui para que nossas crianças e nossos adolescentes possam desenvolver habilidades e se encaminhem para o futuro”, disse. “Esse momento é o coroamento de um projeto que apresentou ótimos resultados neste ano e nós, da prefeitura de Santa Cruz do Sul, estamos muito felizes em fazer parte dessa ação”, finalizou a vice-prefeita.
Por sua vez, a diretora da Escola Cristiano Smidt, Simoni Trarbach, disse que as crianças que frequentam o Espaço Cultural passaram a mostrar seu potencial e são visíveis as transformações ocorridas durante o último ano. E, ao final do evento, o secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, e a gerente de Assuntos Corporativos da Universal Leaf anunciaram a construção de uma quadra esportiva no local. A obra será viabilizada através da destinação de recursos para o projeto via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), ampliando assim a parceria do Cieg com o projeto Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã. “O investimento que se faz aqui todos os dias é imensurável na vida das crianças e dos adolescentes. As crianças que estão aqui, estão no caminho do bem”, finalizou.
Publicidade
Promover a cidadania de crianças e adolescentes do meio rural, estudantes da rede pública, por meio de ações direcionadas à educação, cultura, esporte, lazer e assistência social. Essa é a causa que mobiliza o trabalho realizado no Espaço Cultural e de Cidadania Rio Pardinho. Durante o ano escolar, crianças e adolescentes são recebidos três dias por semana – segundas, terças e quartas-feiras -, em turno oposto às aulas. A programação conta com oficinas de judô, música, inclusão digital, esportes ao ar livre, recreação, cultura e dança gaúcha e o projeto Pirâmide Alimentar. As atividades visam o desenvolvimento intelectual, físico e social e objetivam, também, combater e prevenir o trabalho infantil e fortalecer a cidadania de crianças e adolescentes do meio rural.
Segundo a presidente do Cieg, Suzane Tolotti, em 2018, as atividades oferecidas receberam qualificação graças aos parceiros e ao modelo de gestão implantado no local. “Todos os educadores são especialistas em suas áreas e isso faz com que as atividades contribuam ainda mais com o desenvolvimento da cidadania dos envolvidos”, diz. “O Espaço Cultural não é apenas um local para as crianças ficarem no turno em que não estão na escola, aqui tudo visa oportunizar o aperfeiçoamento”, reforça. Para o atendimento do público, o Cieg conta com parceiros permanentes, responsáveis por oferecer as condições estruturais e materiais para o desenvolvimento das atividades, que são a empresa Universal Leaf Tabacos, o Hotel Charrua e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul.
– Musicalização – Aulas de violão, flauta e escaleta para o desenvolvimento de habilidades auditivas, de coordenação, concentração e organização.
Publicidade
– Inclusão Digital – Consiste em democratizar o acesso às tecnologias digitais e inserção dos participantes na sociedade da informação. Oportuniza o uso de recursos variados que contribuem para a leitura crítica dos conteúdos oferecidos nas mídias e para o uso consciente destas tecnologias.
– Pirâmide Alimentar – Incentiva a alimentação saudável, com oferecimento de refeições balanceadas. Estimula a socialização, a adoção de hábitos de higiene pessoal e a conscientização sobre desperdício dos alimentos.
– Celebrar – Comemorações conjuntas celebram os aniversários do mês. O objetivo pedagógico é estimular a autoestima e as competências sociais e emocionais.
Publicidade
– Cultura e Dança Gaúcha – Além de passos de danças folclóricas, as crianças e os adolescentes aprendem sobre a cultura rio-grandense.
– Judô Cidadão – Parceria com a Associação de Judô Santa Cruz (Ajusc), visa proporcionar o aprendizado da arte marcial esportiva, estimular valores como disciplina e respeito ao atleta adversário e contribuir com o aprimoramento da força, coordenação, velocidade, flexibilidade e equilíbrio.
– Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã – Parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, que incentiva a atividades esportivas, leitura e jogos lúdicos e de desenvolvimento do raciocínio lógico.
Publicidade
This website uses cookies.