Categories: Centro-SerraRegional

Evento abre oficialmente a colheita de oliva em Ibarama

O Cerro das Oliveiras, em Linha Cascata, foi o cenário da Abertura Oficial da Colheita da Oliva, em Ibarama, ocorrida nessa quarta-feira, 9. O evento promovido pela Olivas Salute, empreendimento local, contou com apoio do escritório municipal da Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Ibarama. Além da solenidade e visitação ao pomar, houve o lançamento do primeiro azeite de oliva extravirgem produzido com azeitonas colhidas no município, o Olivas Salute.

O olival que sediou o evento é de propriedade do médico, produtor e empreendedor ibaramense, João Luiz Kischener, que há aproximadamente seis anos passou a estudar sobre os benefícios do azeite de oliva e sobre o cultivo das oliveiras. No ano seguinte, já foram implantados 12 hectares da cultivar em Linha Cascata, sendo o local escolhido através de orientação agronômica. Um ano e meio depois, mais 28 hectares se somaram à produção, havendo, atualmente, seis variedades. Três delas (Arbequina, Arbosana e Koroneiki) são destinadas à produção de azeite de oliva. A recepção na propriedade foi feita por Kischener, pela esposa Frantiesca Bisognin, familiares e colaboradores.

Abertura oficial da colheita
O empreendedor João Luiz Kischener
João Luiz, Frantiesca e família
Equipe Emater/RS-Ascar

O processamento do fruto desta primeira colheita está sendo realizado de forma terceirizada, por uma empresa sediada em Cachoeira do Sul. Contudo, o objetivo do empreendedor é contar, já na próxima safra, com um lagar (agroindústria de extração de azeite) na propriedade, otimizando e ampliando a produção. O pomar tem extensão de aproximadamente 40 hectares, contando com 10 mil oliveiras plantadas e uma produção estimada em 20 toneladas, o que deverá render em torno de 2 mil litros de azeite. “Este é um momento de muita felicidade para mim, minha família e amigos que vieram nos prestigiar. Sabemos que somos cercados de boas ideias, vibrações, pessoas que gostam da gente e que querem ver o futuro da olivicultura no município, na região e como alternativa para todos. Valeu a pena ter feito todo o esforço, investimento, estudo, todo este tempo de trabalho já e termos um azeite de qualidade. Todos estão convidados a vir conhecer”, ressalta o proprietário, que tem o intuito também de transformar a propriedade em um destino de visitações.

Publicidade

Com o lançamento do azeite Olivas Salute, os participantes puderam aprender como degustar o óleo de oliva de origem ibaramense. Esta etapa de degustação contou com explicações da sommelier de azeites paulistana, Pérola Polillo, que assim como o engenheiro agrônomo e consultor de olivicultura, Fabrício Carlotto Ribeiro, também destacou as propriedades do azeite, características e formas de acompanhamento.

Após o fim do processamento de todos os frutos, a expectativa é de que o azeite passe a ser comercializado em meados de abril, em mercados especializados e, principalmente, on-line/e-commerce, pelo Instagram (@azeitesalute). Desta primeira safra, a estimativa é de produzir entre 6 e 8 mil garrafas de azeite de oliva.

O público regional se fez presente no evento, interessado em conhecer mais sobre o cultivo, a plantação e prestigiar o empreendimento, que deverá também atrair turistas. Entre eles estava o prefeito de Ibarama, Valmor Mattana, secretários municipais, vereadores, demais autoridades, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Vivairo Zago, o chefe do escritório local da Emater, Giovane Rigon Vielmo, extensionistas rurais, agricultores, representantes de entidades, entusiastas do investimento em turismo rural e diversificação, familiares dos proprietários, colaboradores e comunidade.

Publicidade

Segundo o prefeito Valmor, o evento é motivo de orgulho para o município e também um incentivo à diversificação. “Este lançamento veio mostrar que existe potencial em Ibarama para produção de oliva, assim como de outras culturas, mas a oliva que veio com um azeite de altíssima qualidade. Tenho certeza que João e Frantiesca terão sucesso com o empreendimento deles, aliás, já estão tendo, e vão servir de estímulo para muita gente diversificar suas produções e surgirem outros olivicultores e também agroindústrias, que são importantes para nossa região”, enfatizou.

Prefeito de Ibarama, Valmor Mattana

Giovane Vielmo destacou a satisfação com o evento e a presença da comunidade. “Este é um dia histórico para o município e a região”, salientou. Já Vivairo Zago acrescentou a importância da celebração da colheita. “São plantas bastante produtivas e dá para entender que o cultivo será bastante promissor para a região. Esta é uma cultura relativamente nova no estado e estamos vendo bons resultados. Nosso azeite brasileiro é de excelente qualidade e estamos tendo clima, solo favorável e assistência em prol do aumento da produção deste produto”, frisou.

O evento que contou também com a bênção do pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, padre Matheus Venturini, levou os visitantes até o pomar para conhecer o processo da colheita e as variedades das oliveiras.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.