Assado todo mundo gosta! Seja de carnes, legumes, frutos do mar, frutas ou o que seja, o fato é que esse tipo de cocção milenar surpreende pelo sabor e facilidade no preparo dos alimentos. E tal ambiente de churrasqueira, forno ou fogo de chão é propício para incrementar pratos como esta receita de vazio – delicioso corte bovino – coberto com queijo parmesão e alho desidratado. Veja como preparar agora!
Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com
LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a fazer espaguete à Puttanesca
Publicidade
O primeiro vinho da safra 2022 do mundo, um brazuca, provei lá no final de março, o Miolo Wild Gamay Noveau 2022. Ser o primeiro rótulo desta safra tão aguardada e que ainda está finalizando a vindima das castas mais tardias não denota apenas ineditismo, mas sim um conceito: este Gamay é vegano, utiliza o método ancestral de maceração carbônica, não leva adição de sulfitos (SO2 Free) e é elaborado com leveduras selvagens vindas da própria uva.
Os vinhedos que lhe dão vida estão localizados no Seival, na Campanha Gaúcha, que teve nesta safra temperaturas de 6 graus no inverno e picos de 44 graus no verão, com muita insolação e amplitude térmica. É um vinho com linda coloração, bastante extração, pronunciando um rubi violáceo profundo e turvo. A palheta aromática confere frutas vermelhas e negras frescas (groselha, ameixa, morango), goiaba, figada e leve mineralidade. Em boca apresenta corpo leve, taninos bem domesticados, fruta repetida sob colchão da levedura resquício da maceração, acidez fina e ampla persistência no paladar. Fresco e agradável! Por se tratar de um tinto muito jovem e descolado, encaixa na harmonização com pratos mais leves como caldos, sopas, cremes, massas com molhos menos estruturados, carne de frango e até aquele cordeiro magro assado, além de queijos semiduros.
Possui 12% de graduação alcoólica, e o ideal é ser servido na temperatura de 10 a 12 graus.
Publicidade
E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!
LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a fazer a pizza no matambre
A origem exata do alho é incerta, mas há alguns registros datados há mais de 6 mil anos na Ásia Central, na região da Sibéria. De lá teria sido levado para o Egito por tribos asiáticas nômades e, através das rotas de comércio, ido para a Índia e depois Europa. O primeiro a descrever o efeito bactericida do alho foi Louis Pasteur. Vários estudos já mostraram que a alicina presente na hortaliça tem ações e propriedades antissépticas, antibacteriana, antifúngica e antiparasitária contra uma vasta gama de microrganismos. Além disso, o alho também é rico em vários minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.
Publicidade
Para preparar o alho desidratado, siga estes passos: providenciar algumas cabeças de alho e separar os dentes das cabeças de alho, descascar e picar cada um em pedacinhos. Forrar uma assadeira com papel-manteiga e distribuir o alho picado por cima. Levar ao forno na temperatura mais baixa possível – o recomendado é entre 50 a 60 graus, mas se as temperaturas mínimas do forno forem maiores do que essas, a orientação é deixar uma rolha de cortiça para manter a porta do forno parcialmente aberta. Deixar o alho assar até ficar totalmente seco, ao ponto de ser possível desfazê-lo com as próprias mãos. A expectativa é de que isso leve entre duas e quatro horas, e sempre de olho para que não queimem ou tostem demais. Uma vez que estiver com o alho desidratado, armazenar o ingrediente em um recipiente esterilizado, fechar bem e mantê-lo em um local fresco e escuro.
LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a fazer pimentões recheados e assados
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.