Categories: Cultura e Lazer

Eu, Gourmet: o jantar dos namorados!

O jantar do Dia dos Namorados não pode ser mera convenção – para aqueles que gostam realmente dos seus pares! Nada de ir se enfumaçar no entorno de uma panela de fondue (ou alguém vai dizer que é romântico ficar cheirando a fritura, estufado depois de passar quase 3 horas comendo e sonolento pelas taças de vinho tinto? Faça diferente, vá para a cozinha e prepare algo – que seja simples – mas que seja feito com dedicação e carinho. E não elabore quantidade, pois lembre-se que num jantar a dois costumeiramente a mulher é bem mais regrada e prova pouco, portanto não vá preparar um espeto corrido com acompanhamentos! Neste dia especial, valorize a pessoa que lhe compreende, ouve, arrepia e ama com a receita do camarão empanado no coco!

Foto: Emerson Haas

COM O QUE E COMO FAZER*
Ingredientes: (para 2 pessoas)

  • 500g de camarão grande descongelado
  • 1 xícara de raspas de coco, flocos de coco ou coco ralado
  • 1 ovo + 1 clara de ovo
  • Pimenta preta moída na hora a gosto
  • Sal a gosto
  • Óleo para fritar
  • Quatro colheres de sopa de geleia de damasco
  • 2 colheres de sopa de molho de pimenta

Preparo: Seque os camarões com papel toalha para retirar o excesso de água. Monte uma sequência de empanação dispondo 3 pratos na seguinte ordem: combine um terço de xícara de raspas de coco, pimenta e sal; bata o ovo e a clara de ovo até formar espuma; outro prato somente com raspas de coco. Segurando o camarão pela cauda, primeiro mergulhe a mistura de coco temperado (prato 1), depois cubra com a mistura de ovos (prato 2) e cubra levemente com o coco puro (prato 3). Adicione o óleo para cobrir o fundo de uma frigideira e pré-aqueça em fogo médio alto. Quando o óleo estiver quente, coloque pequenas quantidades do camarão preparado na panela e frite por cerca de 2 minutos de cada lado. Retire o camarão para escorrer sobre papel toalha. Misture a geleia de damasco e o molho de pimenta e reserve. Coloque o camarão quente e o molho em um prato ou travessa, decore com rodelas de limão e salsinha e corra para o abraço acompanhado de um bom espumante!

Publicidade

Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com


LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: ovos estalados em creme de leite caramelizado

FALA BACO

Publicidade

Foto: Emerson Haas

A dica de vinho desta semana é de mais uma uva tinta não tão usual ao padrão sul-americano, trata-se da Monastrell, largamente cultivada na Espanha, logo atrás da Tempranillo. Na França, leva o nome de Mourvèdre e é cultivada nas regiões do Languedoc-Roussillon e Châte-auneuf-du-Pape. Também Austrália e Estados Unidos a cultivam onde esta variedade é conhecida como Mataró. Na Espanha, seu berço, espalha vinhedos pelas regiões de Jumilla, Penedés, Alicante e Valencia.

O espanhol Monastrell La Hormiga Roja 2018 é um honesto representante desta casta, produzido pela competente vinícola Bodegas Alceno na região de Jumilla. Possui cor rubi violáceo, límpido e muito brilhante. Nos aromas carrega framboesa, cereja, morango e tutti-frutti além de toque mineral e especiarias. Possui corpo médio, com muita leveza e frescura, taninos suaves e gostosa fruta em boca, descolado e fácil de beber. Não passa em madeira, vai direto dos tanques de inox para a garrafa.

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a receita do cachorro-quente mexicano

Publicidade

Este vinho casa muito bem na harmonização com carne bovina grelhada, cordeiro assado na brasa, copa e salamito, queijos de cabra e grana padano, carnes de caça, molhos com queijo gorgonzola e roquefort, paella valenciana, pizzas e até mesmo frango assado!

Pode comprar, sua parceria vai adorar na noite do Dia dos Namorados!

Possui 13% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 14 a 16ºC.

Publicidade

Você encontra vinhos Monastrell na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711 3665 e tele-entrega pelo WhatsApp (51) 98416 6407 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!


POR AÍ…

Publicidade

O vinho brasileiro tem muita história para contar. E para celebrar o Dia do Vinho Brasileiro, comemorado no domingo passado, 7 de junho, o setor vitivinícola brasileiro quer conhecer histórias de pessoas que se apaixonaram pelos vinhos do Brasil. O estímulo para que os apreciadores compartilhem suas memórias é o sorteio de vinho por um ano inteiro. O grande sortudo vai receber em casa uma caixa de vinho com seis garrafas por 12 meses, ou seja, 72 rótulos, contemplando a diversidade de terroirs do país, única no mundo. Agora, quem quiser incrementar sua adega e conhecer e degustar esta diversidade de terroirs que só o Brasil tem precisa postar um vídeo de no máximo 1 minuto em seu perfil no Instagram com a hashtag #euamovinhobrasileiro e seguir o Instagram @associacaobrasileiradeenologia. A ação é válida até dia 5 de julho. O sorteio será via app e o resultado será divulgado no dia 5 nas redes sociais da Associação Brasileira de Enologia.

O sorteio também contemplará outras quatro pessoas que ganharão um ingresso para participar da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020 que acontecerá dia 7 de novembro, em Bento Gonçalves, a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo.

Um vinho, um amor e duas taças, por favor!

Anônimo

LEIA TAMBÉM: Legítimo 2 em 1: o vazio marinado com batatas

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.