ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Eu, Gourmet: o dia mundial do sushi

Um dos restaurantes que mais curto frequentar é o que serve comida japonesa. O sushiman (chef responsável pela cozinha deste) não é um cozinheiro, é um artista, que retrata em seus pratos inusitadas criações com muito colorido. Essa arte que envolve a elaboração dos pratos e iguarias servidas está presente nas formas, cores e apresentações, aguçando a curiosidade dos comensais.

Embasada no tripé qualidade, sabor e tradição, a gastronomia japonesa se sustenta em um desses pratos, que talvez seja o mais emblemático representante dessa culinária oriental: o sushi. Para sua elaboração caseira são necessários alguns utensílios, como uma faca bem afiada, uma esteirinha de bambu (para auxiliar a enrolar os sushis), potinhos individuais para o molho shoyu, uma espátula para espalhar o arroz sobre a alga, assim como uma tábua para o preparo e corte dos sushis e um pano úmido. Vamos à receita!

Publicidade

LEIA MAIS: Aprenda a preparar uma colorida e saborosa salada grega

Publicidade

Com o que e como fazer*

Ingredientes (arroz):
500g de arroz japonês
600 ml de água
80 ml de vinagre de arroz
60g de açúcar
15g de sal
1g de glutamato de sódio (Ajinomoto)

Publicidade

Preparo: lavar e escorrer o arroz quatro vezes. Deixar descansar por 15 minutos e colocar na panela o arroz e a água fria, tampar e levar ao cozimento em fogo alto até a água ferver. Após, deixar em fogo bem baixo, mas baixo mesmo, até a água secar. Por fim, o arroz deve descansar por mais dez minutos, ainda na panela tampada. Juntar o vinagre, o açúcar, o sal e o glutamato de sódio, dissolvendo bem. Em seguida, despejar esse tempero sobre o arroz e misturar com a espátula com movimentos para que o utensílio “corte” o arroz, liberando o amido necessário para dar liga.

Publicidade

Ingredientes (rolinhos de sushi):
10 ml de vinagre de arroz
250 ml d’água
4 a 5 folhas de alga (chamada nori)
300g de arroz cozido
100g de filé de salmão
Raiz-forte (chamada wasabi) a gosto

Preparo: misturar a água e o vinagre em uma tigela e reservar. Cortar o salmão em fatias finas e compridas e reservar. Para os rolinhos, pôr a esteira de bambu sobre a mesa limpa, quebrar uma folha de alga em duas metades e colocar uma delas sobre a esteira com o lado brilhoso e liso para baixo. Molhar as mãos na mistura de água com vinagre para evitar que o arroz grude nos dedos. Pegar um punhado de arroz e pôr no centro da folha de alga. Com a ponta dos dedos, espalhar sobre a superfície da alga. Deixar uma faixa de 1 cm sem arroz na parte superior da folha. Com o dedo, afundar um pouco o arroz e pôr uma pequena quantidade de wasabi. Em seguida, colocar as fatias de salmão sobre o arroz. Levantar a borda frontal da esteira e rolar delicadamente o conjunto em um movimento contínuo. Seguir com o procedimento de modo que a borda superior se junte à borda inferior.

Publicidade

Pressionar levemente para compactar e manter o formato de roliço. Quando chegar à parte da alga não coberta pelo arroz, continuar formando um rolo com as duas mãos, pressionando regularmente sobre todo o comprimento. A umidade do arroz irá agir sobre a alga como um adesivo. Empurrar os grãos excedentes de arroz para o interior do rolo. Reservar em um local fresco (mas não refrigerado) durante a confecção dos outros rolinhos.

Publicidade

Montagem dos sushis: umedecer um pano limpo com água e reservar. Para cortar os enrolados, umedecer a lâmina da faca nesse pano, sempre que necessário, para que o arroz não grude no utensílio. Cortar o rolo em duas metades. Juntá-las e cortar em três partes para obter seis sushis de tamanho igual. Servir imediatamente.

Sugestões de recheio: salmão, requeijão e cebolinha picada; salmão, kani e pepino; kani, requeijão e kiwi; atum.

Publicidade
Publicidade

© 2021 Gazeta