Mais uma edição do Concurso do Espumante Brasileiro aconteceu e foi na última semana em Garibaldi, a terra do espumante. Organizado pela Associação Brasileira de Enologia, por lá pudemos mais uma vez perceber a diversidade e qualidade do espumante que é produzido em terras tupiniquins, mundialmente reconhecidas. Durante dois dias, 45 jurados, entre eles enólogos, sommeliers e jornalistas especializados, puderam descobrir um pouco mais sobre aquilo que é produzido em vários estados e dezenas de vinícolas e rótulos.
As avaliações são às cegas (não se sabe qual o rótulo e nem o produtor) e seguem as regras da Organização Internacional do Vinho (OIV). Logo no primeiro dia, já houve quatro Grande Ouro (acima de 92 pontos), a premiação máxima do concurso. O concurso avaliou espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (Charmat e Tradicional) e de primeira fermentação (Moscatéis).
LEIA MAIS: Eu, Gourmet: aprenda a fazer espaguete à Puttanesca
Publicidade
Receberam premiação os espumantes mais bem classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos (Foram 134 premiados – 8 Grande Medalha de Ouro e 126 Ouro, de 62 vinícolas). No total, foram avaliados 424 rótulos de 93 vinícolas de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
Ao final, mais uma vez quem ganhou foi o consumidor. Afinal de contas, já encontra nas gôndolas dos melhores supermercados e lojas de vinhos esses espumantes avaliados. Um brinde e viva o vinho brasileiro!
LEIA MAIS: Aprenda a fazer uma saborosa salada italiana criada na Toscana
Publicidade
O 12º Concurso do Espumante Brasileiro seguiu o formato da edição anterior, prevendo uma distinção especial concedida aos rótulos que se sobressaíram em suas categorias. O objetivo é exaltar ainda mais a produção nacional. O Sabre de Ouro foi entregue a seis espumantes, um em cada categoria. Para isso, ao final do concurso, foi realizada uma degustação de preferência entre os produtos que conquistaram Medalha de Ouro e melhores medianas, a fim de destacar a preferência dos jurados.
LEIA MAIS: Aprenda a preparar uma deliciosa salada de camarões perfeita para dias quentes
LEIA MAIS: Aprenda a fazer um saboroso risoto de camarão com alho-poró e pimentões
Publicidade
Emerson Haas foi um dos jurados a convite da Associação Brasileira de Enologia
Confira também a relação dos espumantes premiados e fotos exclusivas, além de receitas, dicas de vinhos e crônicas, acessando o blog www.eu-gourmet.com
LEIA MAIS: Receita: canapé de pera caramelizada, patê de fígado e geleia de pimenta
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.