Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

prato do dia

Eu, Gourmet: conheça um dos pratos mais antigos da cozinha francesa, a sopa de cebola

Foto: Divulgação

Esta deliciosa sopa que leva cebola como ingrediente principal é um clássico da cozinha francesa e talvez um de seus pratos mais antigos. Como usa cebola – econômica e fácil de cultivar –, tornou-se conhecida como a “sopa dos pobres”. Mas reza a lenda que ela foi criada pelo Rei Luis XV numa noite, em uma de suas caçadas. Cozinheiro como era, descobriu que tinha apenas cebola, manteiga e champanhe. Misturou os poucos ingredientes e criou a primeira sopa de cebola francesa. Tal passagem ganhou a corte e a nobreza e trouxe fama à receita, que ganhou outros ingredientes (caldo de carne, pão, queijo gruyère e outros) e se espalhou pelo mundo, independentemente de ser o prato da realeza ou dos servos. A seguir, a receita da sopa de cebola.

COM O QUE E COMO FAZER*
Ingredientes (para 4 pessoas):
l 1 kg de cebola branca cortada em fatias finas
l 6 colheres de sopa de manteiga
l 4 dentes de alho picadinhos
l 1,5 litro de caldo de carne
l 150 ml de vinho branco
l 2 colheres e meia de sopa de farinha de trigo
l 1 molho de bouquet garni
l Sal e pimenta do reino a gosto
l Queijo gruyère e pão para finalizar

Preparo: em uma panela grande, doure levemente a cebola na manteiga. Acrescente o alho, deixe dourar, depois adicione a farinha e mexa bem. Deglaceie (ou seja, solte os resíduos do fundo da panela usando bebida alcoólica ou outros líquidos como água. Geralmente é feito para dar cor ou sabor a molhos e outros preparos) com o vinho branco e deixe reduzir 1/3 antes de acrescentar o caldo de carne.

Publicidade

Coloque o bouquet garni (vários galhos de ervas frescas amarrados com barbante, como um buquê de flores, para mergulhar no líquido do cozimento) e cozinhe em fogo baixo por 45 minutos. Retire o excesso de espuma. Acerte o sal e a pimenta. Para servir, aqueça a sopa, disponha em cumbucas individuais, acrescente o pão, o queijo e leve ao forno para gratinar. Sirva a seguir.
*Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

FALA, BACO
Dom Cândido Marselan

A Marselan é um cruzamento entre as uvas Cabernet Sauvignon e Grenache, ocorrido no sul da França. Como resultado, surgiu uma uva de cachos grandes e pequenas bagas. Em 1990 foi inserida no registro oficial de variedades. O nome vem da cidade francesa Marseillan. No Brasil, temos várias vinícolas que produzem vinhos a partir dessa casta. Pelas mãos do enólogo Daniel de Paris, a Vinícola Don Cândido, do Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, elabora o Dom Cândido 4a Geração Marselan 2015, numa homenagem à linha familiar da vinícola e o legado de Cândido Valduga.

Possui coloração rubi violeta profundo. Seus aromas remetem a frutas negras (cereja e amoras), hibiscos, algo terroso, tostado e leve químico. Boca sedosa, médio corpo, com taninos finos e redondos, chocolate ao final, amplo e persistente. Um vinho complexo e sedutor. O vinho não estagia em barricas, entrega a autenticidade exclusiva do terroir em que os vinhedos estão acomodados. Harmoniza com carnes vermelhas na brasa ou no forno, queijos médios como Gruyère e Emmental e massa ao sugo. Possui 13% de graduação alcoólica, e o ideal é ser consumido na temperatura de 16 graus.

Publicidade

Você encontra os vinhos Dom Cândido na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa, 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711 3665 e site www.weinhaus.com.br.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Emerson Haas

Por aí…
Festival do Porco no Rolete

Publicidade

Este domingo, 10, é dia de curtir mais uma edição (a 20ª!) do Festival Gaúcho do Porco no Rolete, na localidade de Linha Nova*, interior de Santa Cruz do Sul. Os porcos assados inteiros serão servidos a partir das 11h30, além de bufê variado com galeto e carne bovina. O almoço terá banda ao vivo.

À tarde, a partir das 15 horas, haverá animação com as bandas Feliz em Festa, Junior e Maicon e Magia Musical. O festival é organizado por voluntários da própria comunidade.
*Pavilhão Comunitário de Linha Nova – Estrada Geral (RS-418, quilômetro 8,5), Santa Cruz do Sul.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.