O vatapá é uma receita de origem africana, mas que chegou lá pelas mãos dos comerciantes árabes que gostavam de comidas apimentadas. Da África, veio para o Brasil em meados do século 16, trazida pelos escravos em navios negreiros. Assim, a receita de vatapá chegou ao País por meio dos Iorubá, que a chamavam de ehba-tápa. Eles desembarcaram na Bahia, onde juntaram o dendê, e de lá a iguaria se espalhou pelo Nordeste e Norte do Brasil. A base da receita leva farinha de trigo ou mandioca ou mesmo pães dormidos, camarões e peixes, que são acrescentados ao preparo. O vatapá também é utilizado para rechear outro quitute típico da Bahia: o acarajé.
Com o que fazer
Ingrendientes
- 500g de camarões limpos
- 100g de amendoim sem pele torrado
- 100g de castanha de caju
- 10 pães franceses amanhecidos
- 200 ml de leite de coco
- 2 tomates maduros em pedaços
- 2 cebolas grandes em pedaços
- Cheiro-verde e coentro picados
- 5 colheres de sopa de azeite de dendê
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- Sal e pimenta malagueta a gosto
Preparo
Publicidade
Refogue o camarão com três colheres de dendê junto com a cebola, o tomate, cheiro-verde, o coentro e reserve. Bata no liquidificador os pães com água (para dois pães, um copo de água) e o amendoim com as castanhas de caju. Despeje o pão batido em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver, mexendo sempre, ele começará a engrossar. Quando ferver, acrescente o restante do dendê. Adicione o camarão refogado. Acrescente sal e pimenta, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Quando estiver quase pronto, misture o leite de coco e retire do fogo. Sirva em seguida com arroz branco, no acarajé, com a moqueca ou como você quiser!
Fala Baco
Numa das visitas do amigo e sommelier Fábio Scotti, ele trouxe para provarmos um bom Rosé argentino, que foi muito bem com os aperitivos do almoço. Trata-se do Las Invernadas Rosé 2020, um blend das castas Malbec e Petit Verdot, nascido na região de San Juan, no Vale do Tulum em Mendoza, um vinho de linda cor salmão, muito brilhante e límpida.

Ao ser aberto revelou aromas frescos e frutados, com frutos silvestres vermelhos em destaque (cereja, amorinha) e toque floral. Em boca acidez presente, muito frescor e amplo final, fazendo aquela limpeza do paladar na combinação dos pratos harmonizáveis. “Este vinho é um Rosé completamente diferente da grande maioria, tem mais intensidade, corpo e álcool e uma grande persistência em boca, possibilitando que harmonize inclusive com cortes de carne”, ressalta o Fábio. Faz ótimo par com risoto de frutos do mar, saladas estruturadas, salmão, sushi e sashimi, frango grelhado na chapa, carpaccio bovino. Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é ser servido em temperatura de 10 a 12 graus. E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!
Publicidade
Por aí..
Sinimbu foi escolhida para abrigar a agroindústria Domani Alimentos Naturais e Orgânicos, um novo empreendimento que promete melhorar a qualidade de vida com a excelência de seus produtos. De propriedade de Paulo Roberto da Silva e do filho Pedro Henrique Weber da Silva, os primeiros itens produzidos pela Domani Alimentos são o molho de tomate orgânico, antepasto de tomate e a cobertura de morango.

Praticamente todo o volume de tomates utilizados pela empresa vem do próprio município, agregando renda às propriedades locais embasadas na cultura orgânica. O molho de tomate é um molho suave, pronto para consumo em massas, carnes, legumes e pizzas. Já o antepasto de tomate é um acompanhamento levemente agridoce para degustar com torradinhas como aperitivo. E a cobertura de morango fica excelente com sorvete, sob algum bolo ou cheesecake, podendo ser utilizada como recheio de cucas e outras sobremesas. Encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 9995 1796 ou e-mail: contato@domanialimentos.com.br.
Pensador
Publicidade
A melhor bebida é a água e a melhor comida é verdura.
Anônimo
LEIA MAIS: Eu, Gourmet: aprenda a fazer espaguete à Puttanesca
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade