Dizem que esta receita pode ter vindo lá da Ásia, talvez inspirada no Pato a Pequim, que leva ingredientes e temperos comuns. Outros já referem como sendo uma adaptação ocidental, mas o fato é que essa combinação agridoce é espetacular e não exige nenhum conhecimento especial para ser preparada. Aprenda como preparar o frango em molho de laranja!
Ingredientes: (para 4 pessoas)
1 kg de coxas de frango desossadas e sem pele
Meia xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de amido de milho
1 ovo batido
500 ml de óleo de girassol ou milho
100 ml de suco de laranja
1 colher de chá de raspas da casca da laranja
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de chá de vinagre
1 colher de sopa de açúcar mascavo
2 dentes de alho picadinho
Sal e pimenta a gosto
Publicidade
Preparo
Corte o frango em pedaços de cerca de 3 cm. Numa tigela, misture a farinha, o amido de milho, o sal e a pimenta. Em seguida, misture o ovo, o óleo e a água até ficar homogêneo (a consistência deve se parecer com uma massa de panqueca fina). Adicione os pedaços de frango à massa até revestir bem. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos. Após, retire da geladeira e frite o frango usando uma panela média com o óleo bem quente. Após dourar, retire e acomode em um prato forrado com papel-toalha. Em seguida, prepare o molho de laranja adicionando o suco de laranja, as raspas de laranja, o açúcar mascavo, o vinagre, o molho de soja e o alho em uma panela pequena. Aumente o fogo para médio e cozinhe até que alcance uma fervura baixa. Bata o amido de milho e a água em uma pasta e junte à panela. Mexa até que comece a engrossar e ficar brilhante. Desligue e junte o frango frito no molho. Sirva a seguir! Um Feliz Natal a todos os leitores! Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com.
Fala Baco
Publicidade
A Trincadeira é uma das tantas castas portuguesas deste país centenário na elaboração de bons vinhos! É uma das mais difundidas no país e se adaptou muito bem na região do Alentejo, que é quente e com bastante insolação. Seu cultivo oscila muito na qualidade e na produtividade, pois não é uma uva fácil de lidar, mas quando a safra é boa dá excelentes vinhos, equilibrados, com acidez média, taninos macios e muito aromáticos.
O portuga Herdade do Esporão Trincadeira 2018 é elaborado 100% com essa casta oriunda de videiras com quase 50 anos. Trata-se de um vinho de coloração rubi profundo com viés púrpura envolto em aromas que trazem amoras, groselha e ameixas, também violetas, leve herbáceo e mineralidade advinda do solo pedregoso. Na taça, mostra-se equilibrado, sedoso, pleno, fácil de beber, com taninos domesticados e amplo final.
Seco em boca e com ótima acidez. Repousa em tanques de concreto por seis meses. Combina com carnes grelhadas e assadas, peru assado, carne de porco ao forno, charcutaria, queijos média cura, e aceita bem temperos como páprica, tomilho e cominho. Possui 14% de graduação alcoólica, e o ideal é ser servido na temperatura de 16 a 18 graus. E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!
Você sabia?
Publicidade
A laranja nasceu selvagem na China e começou a ser cultivada em meados de 2500 a.C. De lá, espalhou-se pela Índia e por Myanmar. Finalmente, os romanos obtiveram laranjas depois de longas viagens marítimas da Índia, da qual trouxeram jovens árvores ao porto romano de Ostia, provavelmente no primeiro século d.C.
Também os mouros, muçulmanos nativos da região, trouxeram laranjas com eles para o sul da Espanha no oitavo ou nono século, na conquista. Pelo ano de 1200, plantações de laranjas ocupavam a área de Sevilha a Granada, bem como regiões de Portugal. Outro grupo muçulmano, os sarracenos, introduziram o plantio na Sicília, a ilha ao sul da Itália, na mesma época.
A primeira vez que a laranja se aventurou além do Oceano Atlântico foi em 1493, com Cristóvão Colombo. Ele transportou sementes e talvez árvores jovens de laranja e limão das ilhas Canárias espanholas para a ilha hoje dividida por Haiti e República Dominicana. Na mesma época, os portugueses, a partir do descobrimento, plantaram laranjas doces no Brasil. O Brasil é o líder mundial em produção. Metade do suco de laranja consumido no mundo é brasileira, e 80% do mercado de suco de laranja concentrado também.
Publicidade
This website uses cookies.