O chivito é um lanche clássico de nosso vizinho Uruguai e nasceu em um restaurante em Punta del Este chamado El Mejillón, em 1944. Segundo os uruguaios, o sanduba foi criado porque uma viajante argentina entrou no restaurante, já tarde da noite, e queria comer algo rápido, de preferência carne de cabra (chivo). A cozinha estava fechada, mas Antonio Carbonaro, o proprietário, tinha como regra atender todos os clientes. Ele improvisou um sanduíche com os ingredientes de que dispunha e disse à cliente que o prato se chamava “chivito” (cabrito). Acompanhe aqui o preparo desse sanduíche, que completará 77 anos em dezembro.
LEIA MAIS: Eu, Gourmet: uma receita na air fryer
Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com
Publicidade
LEIA MAIS: Aprenda a fazer uma saborosa salada italiana criada na Toscana
Vinho laranja é aquele elaborado pelo método quase ancestral – os primeiros vinhos elaborados eram laranjas. Ele é produzido a partir de uvas brancas, e as cascas das uvas não são removidas durante o processo de fermentação, permanecendo em contato com o mosto durante um longo tempo. Esse período de contato entre o mosto e as cascas é o que confere ao vinho laranja sua coloração característica, de tom âmbar.
No Brasil, já temos alguns produtores elaborando essa inusitada bebida de Baco. A Guatambu Estância do Vinho elabora o Veste Amarela Chardonnay Laranja 2020 num pequeno lote de tiragem especial com apenas 1.300 garrafas numeradas. A de número 694 foi degustada por este que escreve. O nome faz referência ao pássaro Veste Amarela, que está ameaçado de extinção no Bioma Pampa.
Publicidade
LEIA MAIS: Eu, Gourmet: conheça a concha de picanha recheada
Esse vinho ficou em contato com as cascas e sementes da uva Chardonnay por oito meses e descansou por seis meses em barricas de carvalho francês. Possui linda coloração cobre dourada e aromas que remetem a fruta seca, casca de laranja e também um oxidado que é característico do vinho laranja, mineral e refrescante com leve adocicado ao nariz. Em boca é seco e refrescante com acidez bem presente, muita persistência e um amplo final com fruta seca e macerada, chá preto e ainda mamão.
Recebeu 91 pontos e o destaque de Vinho Revelação e Melhor da Campanha Gaúcha no Descorchados 2021.
Harmoniza com carnes brancas, risotos, legumes empanados em tempurá, além de bacalhau e salmão.
Possui 13% de graduação alcoólica, e o ideal é ser servido na temperatura de 9 a 12 graus.
Publicidade
LEIA MAIS: Eu, Gourmet: aprenda a preparar o creme de manga com coco
A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo segue em formato híbrido e deverá envolver mais de 2,5 mil pessoas neste sábado, 6. A 29ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2021 – acontece em Bento Gonçalves a partir das 17 horas, no Dall’Onder Grande Hotel.
A transmissão ao vivo é aberta ao público pelo canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no YouTube. Com esse novo formato, lançado ainda no ano passado em razão da pandemia do coronavírus, a ABE transformou a Avaliação Nacional de Vinhos, já reconhecida como a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, num espetáculo que pode ser visto de qualquer lugar do planeta.
Publicidade
LEIA MAIS: Eu, Gourmet: o risoto de cordeiro com provolone
LEIA MAIS: Aprenda a preparar uma deliciosa salada de camarões perfeita para dias quentes
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.