Em se tratando de carnes e preparos, temos que tirar o chapéu a nossos hermanos! A história nessa lida inspirou até mesmo nossos antepassados gaúchos, influenciados por esses descendentes de espanhóis. Por lá, aproveita-se praticamente 100% da carcaça, do garrão aos miúdos, passando pelos cortes nobres e também pelos mais comuns, tendo como pano de fundo sempre a parrilla – prática churrasqueira argentina – e a lenha como combustível dela. Sobre a grelha, centenas de receitas são preparadas envolvidas em sabor e suculência, como esta pizza no matambre. Acompanhe!
Com o que e como fazer
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 1 matambre bovino de cerca de 1 quilo
- 1 litro de leite
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão verde
- 200ml de vinho branco seco
- Azeite de oliva
- 150g de queijo brie
- Cebolinha verde picada
- Sal e pimenta preta moída a gosto
Preparo: cozinhe o matambre no leite por aproximadamente uma hora. Fatie e refogue os pimentões juntamente com a cebola. Tempere com sal e pimenta; assim que murcharem, acrescente o vinho branco e cozinhe para reduzir. Leve o matambre para a grelha na churrasqueira, tempere com sal e pimenta, asse por cerca de 10 minutos um lado e vire. Acrescente os legumes salteados, adicione o queijo Brie e cubra com papel-alumínio ou uma tampa para gratinar. Finalize com a cebolinha verde e fio de azeite de oliva. Retire, fatie e sirva!
Publicidade
Fala Baco
A casta Chardonnay é uma das minhas uvas brancas preferidas, pois os vinhos oriundos dela são equilibrados, aromáticos e ótimos para serem degustados sozinhos ou na paridade com comida. O Chile é um dos produtores de vinho dessa uva mais reconhecidos no mundo pela qualidade do clima, solo e manejo. Praticamente todas as vinícolas lá estabelecidas o produzem, como a gigante Vinícola Del Pedregal, que possui os rótulos Carta Vieja, G7, Aves del Sur e Kidia, entre outros. E é o Kidia Chardonnay Gran Reserva 2018, proveniente de vinhedos do Vale do Casablanca, o vinho comentado desta semana.
Kidia é uma forma de dizer orquídea, uma flor com cerca de 35 mil espécies diferentes catalogadas. Essa família de vinhos possui 18 castas, incluindo Gran Reserva, Reserva e Varietal, cada qual com singulares características. Este delicioso vinho conta com uma coloração amarelo dourado brilhante e límpida. Ao nariz, destacados aromas trazendo abacaxi bem maduro, maçã verde, lichia, banana, flor de laranjeira, nota láctea, amêndoas e pronunciada baunilha, proveniente da passagem por barrica, o que o torna mais pesado e traz lembrança do estilo dos Chardonnays americanos. Em boca um branco potente, untuoso, cremoso, estruturado, com madeira servindo de base ao frutado tropical cítrico, também banana, leve tosta e acidez presente. Amplo e saboroso final.
Este vinho repousa por 12 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso. Ele faz uma excelente combinação com mariscos e peixes mais gordurosos. Também vai bem com carnes brancas com molhos condimentados e massas com molhos à base de creme de leite ou manteiga. Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é que seja servido na temperatura de 10 a 12 graus.
Publicidade
E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!
Por aí…
Santa Cruz ganhou um novo espaço dedicado aos prazeres do vinho e da boa companhia que o cerca: trata-se da Casa Nogueira Garden Lounge, inspirada nos melhores espaços ao ar livre para celebrar as boas coisas da vida. Sob a batuta dos sócios Rodrigo Baumgarten, Thiago Nunes e Cassiano Bringmann, o espaço é o primeiro do gênero na região e tem um conceito trazido da Serra Gaúcha.
Com um amplo espaço no gramado, sob as árvores e no entorno da piscina que acomoda palets, almofadões e confortáveis mesas e cadeiras, o visitante poderá encontrar, além de vinhos e espumantes, drinks autorais, chope e cervejas e tábuas com petiscos. Nos finais de semana, aquela musiquinha ao vivo deixa o ambiente ainda mais agradável, confira!
Publicidade
A Casa Nogueira Garden Lounge fica na Rua Oscar Hugo Martins 71, Bairro Renascença, em Santa Cruz do Sul. O telefone é (51) 98021 2281. Funciona nas quintas e sextas, a partir das 18 horas; e sábados e domingos, a partir das 16h30.Se a vida é uma delícia, por que viver de dieta?
LEIA MAIS: Eu, Gourmet: aprenda a fazer pimentões recheados e assados
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade