A berinjela tem diversas propriedades e por muitos é conhecida como substituta da carne em razão de suas características vitamínicas, proteicas e minerais. É bastante versátil no preparo – tente preparar na chapa, somente cortada em fatias, regada com bastante azeite de oliva – podendo ser feita no forno, fogão ou brasa. Confesso que cozida não é das melhores, pois o seu amargor destaca-se no palato. A receita de hoje leva guisado e queijo, uma mistura espetacular para a berinjela, gratinada ao forno. Confira!
COMO FAZER*
Ingredientes (para 4 pessoas):
4 berinjelas
300g de carne moída
200g de queijo muçarela
1 cebola
2 tomates picados em cubinhos
50g de queijo ralado
Sal, pimenta e orégano a gosto
Azeite de oliva
Óleo para fritar a carne
Preparo: lave bem as berinjelas e parta-as ao meio, regue com um fio de azeite de oliva, polvilhe com sal e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 15 minutos. Retire do forno e cuidadosamente retire a polpa com uma colher. Coloque o óleo numa frigideira e frite a cebola, a polpa da berinjela, a carne, o tomate e o orégano. Quando a carne estiver cozida e dourada, tire do fogo. Acrescente o tomate, o queijo e recheie as berinjelas. Cubra-as com a muçarela e o queijo ralado. Leve ao forno novamente a 200 graus para gratinar e sirva em seguida.
*Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com
FALA, BACO
Rawson’s Retreat
Publicidade
A Penfolds é uma das grandes vinícolas da Austrália! Dos vinhedos cravados no sul daquele país saem dezenas de rótulos os quais têm nas uvas Syrah, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir suas parcelas mais significativas. Uma de suas linhas de entrada produz o tinto Penfolds Rawson’s Retreat Shiraz-Cabernet Sauvignon 2012, um vinho de excelente custo-benefício, diga-se de passagem.
Elaborado com um corte de Shiraz (65%) e Cabernet Sauvignon (35%). Apresenta à taça coloração rubi profundo, quase turvo. Brinda o olfato com aromas pronunciados de frutas vermelhas e negras (cereja, ameixa e groselha) e toques de pimenta-preta, chá preto, leve mentol, hibiscos e final mineral. Possui corpo médio, acidez média com fruta igualmente destacada, chocolate, final um pouco rápido e com média persistência, taninos suaves e delicados, ótimo retrogosto!
Repousa por cerca de seis meses em barricas de carvalho francês. Harmoniza com carnes vermelhas condimentadas com molhos de vinho ou frutas, massas com molhos condimentados, risoto de cogumelos, peru, pato e marreco assado. Possui 13,5% de graduação alcoólica, e o ideal é ser consumido na temperatura entre 15 e 17 graus.
Publicidade
Você encontra dezenas de vinhos australianos na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711 3665 e site www.weinhaus.com.br.
VOCÊ SABIA?
Digestiva, nutritiva e reduz o colesterol
A berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, originária da Índia. De acordo com alguns historiadores, seu cultivo teve início há cerca de 4 mil anos, como planta ornamental. Chegou à Europa no século XIII, através dos árabes da Península Ibérica. Em regiões de clima quente, a época de plantio dura o ano todo.
A berinjela é rica em proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5, C, e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio. É muito digestiva, nutritiva e laxante. Ajuda a diminuir o colesterol no sangue e a baixar os níveis de triglicérides. Pode ser consumida cozida, frita, assada ou grelhada. Utilizada na preparação de pratos como o cuscuz, suflê, torta e salada.
Publicidade
This website uses cookies.