As obras para construção na nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Cruz do Sul devem ser concluídas no fim deste ano. Essa é a expectativa do gestor de Relações Institucionais, João Batista Corim da Rosa. A estrutura está sendo implantada na Rua Bruno Agnes, no Bairro Bom Jesus, e tem investimento de R$ 38 milhões, com capacidade para tratar até 800 litros de água por segundo, praticamente o dobro da atual, localizada no Bairro Pedreira.
Conforme ele, Santa Cruz é uma das cidades abastecidas pela Corsan com os maiores índices de perda de água. “Conseguiu-se a redução de 9% nesse aspecto. Estamos focando a causa do problema, como o controle de vazão e pressão de água nos canos. Essa ação ocorre especialmente à noite.” A obra está 67% executada. Depois de pronta, vai melhorar 30% o aumento da vazão para abastecimento.
LEIA TAMBÉM: Desligamento de energia afeta abastecimento de água no Bairro Independência
Publicidade
“A ETA deve ser inaugurada para atender à demanda do próximo verão. A antiga estrutura tem capacidade para tratar 540 litros por segundo; a nova vai aumentar esse processo”, disse ele. A construção teve início em 21 de dezembro de 2021.Quando estiver pronta, a nova estação vai funcionar em paralelo com a antiga, em um período de testes. Após, a estrutura do Bairro Pedreira será desativada.
O investimento deve beneficiar aproximadamente 130 mil pessoas, que é a população atendida atualmente pela Corsan com a Estação de Tratamento existente. Contudo, a nova ETA poderá contemplar 200 mil habitantes da área urbana.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙