Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho atenderam o nono incêndio em estufa de fumo da atual safra, nesta sexta-feira , 20. O sinistro ocorreu por volta das 12 horas, na localidade de Granja do Silêncio, no interior de Sobradinho. Confome o proprietário Jair Antônio da Silva, a estufa modelo LL de ar forçado, estava carregada com 56 arrobas. Silva possui seguro, e o prejuízo estimado é de R$ 16 mil. Os bombeiros utilizaram 2,5 mil litros de água para a extinção das chamas.
Os Bombeiros alertam sobre a revisão e manutenção das estufas, salientando ser importante a instalação da tela de proteção, que evita o contato direto da folha seca com os canos. A limpeza da estufa também é essencial. Canos furados ou com fuligem, também representam um grande risco. A tecedeira também precisa estar regulada e com linha de boa qualidade, para fazer uma costura firme do fumo nas varas. O apuro na secagem também deve ser observado, onde os produtores devem controlar a intensidade de calor no forno. Em caso de incêndio, o produtor deve fechar todas as entradas de ar da estufa para abafar o fogo, energia elétrica deve ser desligada, e os cabos da bateria dos equipamentos auxiliares também devem ser desconectados. Em hipótese alguma se deve jogar água na fornalha e nem quebrar o telhado. Ao chamar os bombeiros, peça que alguém fique na beira da estrada para guiar rapidamente a equipe até o local do incêndio.
Caso os bombeiros forem acionados e o proprietário da estufa verificar que não há mais risco das chamas atingirem galpões, varandas, casas ou que não existe mais nenhuma possibilidade de salvar a estufa, ele pode fazer uma nova ligação suspendendo o socorro, evitando um deslocamento desnecessário. Pode ser solicitado à corporação um registro de comunicação de ocorrência, para ser utilizado como comprovação no acionamento do seguro. O número de emergência dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho é o telefone 51-9.9719 3193 ou através de chamadas de voz via WhatsApp.
Publicidade
Publicidade
This website uses cookies.