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INFRAESTRUTURA

Estudos para a concessão da BR-290 ficam prontos em julho

Foto: Rafaelly Machado

Novo viaduto de acesso à ERS-401, para Charqueadas, foi liberado recentemente. Já no viaduto de Pantano, as obras estão paradas

O Ministério da Infraestrutura anunciou que os estudos para a concessão da BR-290 à iniciativa privada, contemplando a duplicação entre Eldorado do Sul e Pantano Grande – considerado um dos trechos mais críticos –, serão finalizados em julho. Conforme a assessoria especial de comunicação da pasta, caso seja confirmada a possibilidade de concessão, os levantamentos seguem para serem validados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Com isso, o leilão da BR-290 poderia acontecer no segundo semestre de 2022.

A BR-290 é uma rodovia importante para o Estado. Com extensão de 726 quilômetros, liga o Litoral Norte à Fronteira Oeste e também serve de alternativa para seguir do Vale do Rio Pardo à Capital. A revitalização da estrada é uma demanda antiga, com potencial para estimular a economia – pela redução do custo dos fretes e das passagens do transporte intermunicipal e pelo aquecimento do turismo. O único trecho duplicado fica entre Osório e Porto Alegre, com 96 quilômetros de extensão, administrado atualmente pela concessionária ViaSul.

A duplicação de 115,7 quilômetros, entre Pantano Grande e Eldorado do Sul, foi iniciada em outubro de 2014 ao custo de R$ 583,55 milhões. Em valores atualizados, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), está em R$ 720,66 milhões. Havia previsão de que a obra fosse concluída até outubro de 2017. Em setembro de 2020, o governo federal cortou mais R$ 8 milhões da duplicação. O recurso havia sido destinado em julho como suplementação. Em agosto, a obra já havia perdido R$ 9,83 milhões.

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De positivo até o momento, a liberação do viaduto de acesso à ERS-401, que serve de ligação com Charqueadas. Já a obra do viaduto na zona urbana de Pantano Grande ainda não foi concluída e os serviços estão paralisados.

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