Os chimpanzés selvagens que vivem na comunidade de Bossou, na Guiné (África Ocidental), são apreciadores de bebidas alcoólicas. Segundo uma pesquisa realizada pela Oxford Brookes University, do Reino Unido, durante o período de 1995 a 2012 e divulgado nesta quarta-feira, 10, os animais tem o costume de mastigar folhas que atuam como esponja quando os moradores as proximidades de seu hábitat fazem vinho de palma.
Já se sabia também que os chimpanzés, por serem frugívoros, podem ser levados a comer frutas podres que caem no chão, cuja fermentação produz etanol (álcool). A grande novidade deste estudo é o interesse dos animais em ingerir álcool de forma voluntária. “Isso reforça a ideia de que o último ancestral comum dos atuais grandes macacos africanos e os humanos modernos não tinha aversão ao ingerir alimentos contendo etanol”, observa o estudo conduzido por Kimberley Hockings, da Oxford Brookes University, do Reino Unido.
“Os chimpanzés de Bossou ingerem a bebida muitas vezes em grandes quantidades apesar de um teor alcoólico variando entre 3,1% e 6,9%”, o equivalente a uma cerveja, explicou o estudo. Alguns “mostravam sinais de embriaguez”. “Os pesquisadores raramente coletam dados sobre o comportamento dos macacos após a exposição ao etanol, mas alguns bebedores descansaram logo depois de beber”, ressaltou a pesquisa.
Publicidade
A seiva da palma é cheia de vitaminas e minerais. Ela é uma fonte rica de energia, graças ao seu teor de açúcar, que torna seu sabor agradável apesar do etanol.
This website uses cookies.