Rio Pardo

Estudo prevê trincheira em trevo de acesso ao Centro de Rio Pardo; entenda

O aumento no tráfego de veículos pela BR-471, na travessia urbana de Rio Pardo, levou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a elaborar um estudo para melhorias na via. A ideia inicial do que poderá vir a ser o projeto foi apresentada no fim da manhã de segunda-feira, no Restaurante do Fórum, na presença do prefeito Rogério Monteiro e líderes locais.

Conforme o chefe da unidade local do Dnit, Carlos Vieira, a travessia já está saturada e não comporta mais a movimentação intensa de veículos, em especial de caminhões e bitrens que escoam a produção até o porto de Rio Grande. “Elaboramos estudos de possíveis obras que possam minimizar os riscos de acidentes.”

LEIA TAMBÉM: Prédio da antiga Prefeitura de Rio Pardo será recuperado; veja mais sobre a obra

Publicidade

A maior intervenção é prevista para o trevo de acesso ao centro da cidade e ao Bairro Boa Vista. No local, a BR-471 deve ser nivelada passando por baixo de dois viadutos, em uma espécie de trincheira. Ou seja, o lugar será escavado para que a rodovia seja rebaixada e as ruas urbanas de acesso ao centro e bairro fiquem elevadas, passando acima da BR-471. Uma obra parecida foi executada na BR-116, em Pelotas.

O estudo também sugere modificações, com a instalação de vias laterais e rótulas. Os pontos analisados pelo Dnit para receberem as intervenções são: trevo de acesso a Cachoeira do Sul e proximidades do posto de combustíveis da Rede Sim, onde a rua lateral deverá ser ampliada até a Avenida Perimetral, com a implantação de uma rótula. 

Apresentação do projeto ocorreu na última segunda-feira | Foto: Alencar da Rosa

Mais adiante, outra rótula deve ser instalada no acesso à região do Passo do Adão. Já no trecho que compreende importantes empresas, como a Coparroz, Cotrijal e Líder Sul Alimentos, uma rua lateral de quase dois quilômetros de extensão deve ser construída paralela à BR-471, para melhorar o fluxo e o acesso dos veículos às indústrias. O Dnit espera uma possível parceria com empresários locais e o Município para a realização dos investimentos.

Publicidade

O superintendente do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro, explicou que o estudo será levado ao Ministério dos Transportes, em Brasília, na tentativa de viabilizar o projeto para posterior execução. De acordo com o deputado estadual, Edivilson Brum, isso deve ocorrer durante a marcha dos prefeitos, na capital federal. “Esperamos que o vice-governador nos acompanhe, pois são recursos consideráveis a serem investidos.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.